2019/10/18

Vigaristas alugam contas Facebook para escapar a bloqueios


Há todo um novo ramo de negócio sobre como lidar com a possibilidade de ficar com uma conta bloqueada por publicar publicidade fraudulenta no Facebook: alugar contas de outros utilizadores, por um punhado de euros.

Vão-se multiplicando os serviços que prometem dinheiro em troca do acesso à conta do Facebook de utilizadores insuspeitos que se deixem atrair pela promessa de poderem ganhar "milhares de euros" partilhando o controlo da sua conta com estranhos. Quem está por trás destes esquemas está interessados em publicar anúncios, escondendo a sua verdadeira origem - já que, para todos os efeitos, será um anúncio que estará a ser feito por um utilizador comum.

Algumas destas plataformas chegam ao ponto de fornecer portáteis (ou Raspberry Pis) que os "clientes" deverão apenas ligar à sua rede caseira e fazer o login no Facebook; com tudo o resto a ser gerido remotamente.


Como se pode imaginar, ao se dar acesso a um estranho à conta do Facebook, não há limite quanto ao que ele possa fazer. Terá acesso a todas as fotos, mensagens, e também todos os demais serviços a que acederem através de login via Facebook (podendo também registar-se em novos serviços em vosso nome através desse processo). Ou seja, para todos os efeitos, estão literalmente a vender a sua própria identidade digital (para quem utiliza o Facebook).

Mas, como será de imaginar, a promessa de lucros fáceis, com "relatos" de que se pode ganhar milhares de euros por mês, é suficiente para ir atraindo pessoas que não se preocupam com todos esses riscos... incluindo a possibilidade de também ficarem com a sua conta do Facebook bloqueada. E quando tal acontece, estes serviços limitam-se apenas a descartar essa conta e passar à vítima seguinte.




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)