2019/11/04

Asus cancela Android 9 Pie para o ZenFone 4


Contrariando a boa prestação que tem vindo a ter a nível das actualizações, a Asus veio anunciar o cancelamento da actualização do Android 9 Pie para o ZenFone 4.

Ao contrário do que foi a sua política nas primeiras incursões no mercado mobile, a família ZenFone 4 foi apresentada no mercado ocidental apenas um mês depois da apresentação no oriente. Na altura a a Asus assegurou a disponibilização do Android 8 Oreo para a série ZenFone 4, algo que foi naturalmente muito bem recebido pelos fãs da marca. Esta actualização até chegou mais cedo do que esperado, com o ZenFone 4 a receber o update no inicio de Janeiro de 2018.

Por norma a Asus tem enorme relutância em avançar com o planeamento para disponibilização das actualizações no Android, mas quando o fez no início deste ano, esperava-se que a omissão do ZenFone 4 e ZenFone 4 Pro não passasse de um pequeno lapso casual. Aliás, pouco depois a Asus disponibilizava a primeira versão beta do Android Pie para o ZenFone 4, sendo seguido pela mesma actualização para o ZenFone Max Pro. Daí que se recebe com surpresa esta indicação que a Asus vai cancelar o update para o ZenFone 4.

Segundo a Asus, a justificação prende-se com a "manter o nível de desempenho e estabilidade do ZenFone 4(ZE554KL)". Esta explicação é difícil de entender e aceitar, visto outra marcas terem actualizado smartphones com hardware semelhante, ou até mesmo inferior ao do ZenFone 4, o que nos leva a pensar se não terá sido a pressão dos números a pesar nesta decisão da Asus. Este não é um bom indicador para o ZenFone 5Z e para o ZenFone 6, smartphones que aguardam pela chegada do Android 10. Espera-se naturalmente que a Asus opte por uma posição bem diferente, especialmente no caso do ZenFone 5Z.

Quem assim pretender, poderá instalar versão beta do Android 9 Pie nos ZenFone 4, mas sabendo que não terá direito a correcções ou novas actualizações.

4 comentários:

  1. Foi exatamente a mesma estratégia e "desculpa" com o ZF 2: "manter o nível de desempenho e estabilidade do ZenFone ".
    Nunca este equipamento passou do Android 6...

    ResponderEliminar
  2. Isto acontece e acontecerá. É por isso que só compro telemóveis Android One. Porque há contrato. É o que recomendo a todos e não recomendo a comprar nenhum outro android.

    https://www.android.com/one/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andoird One? Isso foi desenvolvido para os mercados Africanos e Índia! Telemóveis de baixo custo!

      Eliminar
    2. Esse é o Android go

      Eliminar