2019/12/25

Escolas nos EUA usam smartphones para seguir os alunos


A normalização do tracking e vigilância está a fazer com que se alastre a todos os locais, e nos EUA já há escolas que fazem o tracking dos smartphones dos alunos para saberem a que aulas vão e por onde andam.

Os smartphones podem ser ferramentas extremamente valiosas e proveitosas a inúmeros níveis, mas infelizmente também se estão a tornar numa ferramenta de vigilância cujas potencialidades vão sendo abusadas com cada vez maior frequência. Não menos assustador é ver esse tipo de utilização que se poderá considerar abusiva, ser transformada em algo que se pretende fazer passar como "normal"... e logo nas escolas.

Um número crescente de escolas nos EUA estão a fazer o tracking da localização dos smartphones dos estudantes, para determinar automaticamente em que aulas estão, e em que locais se encontram. Com a ajuda de beacons e dos sinais WiFi, este sistemas prometem facilitar a gestão das presenças dos alunos... com isso fazendo desaparecer qualquer expectativa de privacidade que pudessem ter. Não que isso seja demasiado problemático no caso das aulas em si - onde tradicionalmente já teriam que ter a sua presença registada - mas principalmente por também permitir saber por onde andam sempre que estão fora das salas de aula.

... Curiosamente, interrogo-me se, com esta dependência na localização dos smartphones, não se começará a ver algumas "tácticas" em que se terão alunos a levar vários smartphones de amigos na mochila para a sala, só para "marcar as presenças" (usando smartphones secundários de baixo custo só para esse efeito). Mas, imagino que isso seja algo que possa dar origem a ainda maior vigilância caso sejam detectadas discrepâncias, talvez fomentando que se passe a complementar o sistema com câmaras de vídeo com reconhecimento facial nas salas, ou sabe-se lá que mais coisas.


E quem pensa que está a salvo por não andar numa destas escolas... poderá (não) gostar de saber que acontece praticamente o mesmo sempre que entra num centro comercial, nalgumas lojas e edifícios, e muitos outros locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)