2019/12/25

Huawei termina 2019 com 230 milhões de smartphones vendidos


O ano de 2019 tinha tudo para ser um péssimo ano para a Huawei, mas parece que o impacto do bloqueio dos EUA aos serviços da Google ainda não se terá feito sentir, com a marca a esperar atingir a marca dos 230 milhões de smartphones este ano.

Foi o próprio Richard Yu, CEO do Consumer Business Group da Huawei, a revelar esta informação numa reunião interna, apontando para um aumento de 30 milhões de smartphones face aos 200 milhões que a marca expediu em 2018. A concretizar-se este resultado, a Huawei irá aproximar-se ainda mais da rival Samsung, encurtando a distância para o primeiro lugar a que tanto ambiciona chegar.

230 milhões - um resultado inesperado

Este resultado acaba por ser surpreendente, face ao embargo imposto pelos EUA, com a Huawei a ver-se impedida de utilizar tecnologia americana, seja ela hardware ou software. As sucessivas autorizações temporárias de 90 dias apenas têm servido para que a marca chinesa possa disponibilizar actualizações para os smartphones lançados no mercado. Por esta razão, o Mate 30 acabou ter uma apresentação algo surreal, com a Huawei a não fazer qualquer referência à Google e aos serviços desta, isto quando nos eventos anteriores tinha por hábito convidar um representante do gigante americano para participar nas apresentações dos novos produtos.

A Série P30 foi lançada antes do embargo, não tendo por isso sido afectada pela ausência das apps e serviços da Google, e a família Mate 30 continua ausente da maioria dos países ocidentais. Isto minimizou o impacto da marca no ocidente (por agora), tendo também contado com um forte aumento das vendas em território chinês para equilibrar as contas.

Huawei P40 com serviços "alternativos"

Com o MWC à porta, a Huawei fica com mais um problema entre mãos. Sem o acesso à tecnologia da Google, o lançamento do P40 ficará assombrado pelos fantasmas que ainda atormentam a marca com o Mate 30. É certo que este último já não recorre a componentes dos EUA, mas será o software a principal preocupação da Huawei.

Para contornar esta situação, a Huawei tem vindo a apostar no desenvolvimento de uma loja própria, suportada pelos Huawei Mobile Services - HMS. Até final do ano, a marca chinesa espera ter no mercado um conjunto de aplicações alternativas para navegação, pagamentos, gaming e mensagens, sendo que estas são áreas onde a oferta já é bastante vasta, havendo opções para quase todos os gostos.

Faltará no entanto garantir a disponibilização de aplicações como o Facebook, Instagram e WhatsApp que, com maior ou menor esforço (político e financeiro) poderão chegar a App Galery da Huawei. O grande desafio estará no Gmail e no YouTube, dois pesos pesados da Google, para aos quais a Huawei terá muita dificuldade em encontrar uma solução que mantenha os níveis de serviço disponibilizados pelas aplicações oficiais.


São tempos conturbados mas também interessantes, pois esta situação imposta pelos EUA não fez mais que levar a Huawei a procurar alternativas, aumentando a diversidade da oferta, e potencialmente sendo o início de um movimento que poderá vir a beneficiar o consumidor com uma menor dependência nos gigantes tecnológicos tradicionais. Vamos ver que tal as coisas decorrem até Março.

3 comentários:

  1. 230 milhões de crimes portanto.

    Equipamentos com o bootloader bloqueado, sem hipótese de desbloqueio, condenado ao abandono de updates software, falhas de segurança e toda a sua obsolescencia programada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês, relativamente ao bootloader, teríamos de juntar a estes 230, muitos outros milhões, pois as marcas preferem optar por outra política.
      Quanto aos updates, a Huawei tem vindo a melhorar, apresentando nesta altura um nível de desempenho bem mais interessante. Mate 20 e P30 já estão com Android 10 e há mais um leque de equipamentos prestes a receber o update.
      Falhas de segurança são infelizmente transversais à quase todas as marcas. Uma rápida pesquisa aqui no blog pode confirmar isso mesmo.
      Posto isto, o cenário não estando verde, não está assim tão vermelho.

      Eliminar
    2. A Samsung publica a disponibilidade de updates:
      https://security.samsungmobile.com/workScope.smsb

      A huawei safa-se para os modelos de topo. O modelo low end é sempre esquecido ao fim de um anito.

      Salva-se apenas equipamentos debaixo do programa Android One, que garantem três anos de updates de segurança e dois major.
      Que eu saiba, nenhum outro modelo, marca ou fabricante tem tão elevado padrão de updates e acima de tudo sustentabilidade.

      Eliminar