2018/12/26

Notícias do dia

Desejamos um Feliz Natal 2018 a todos; o Android P chega ao OnePlus 5 e 5T e também ao Galaxy S9 e S9+; os duvidosos contratos "pós-telefonema" da NOS; iOS 12.1.2 está a deixar utilizadores sem "rede"; Lithophane converte fotos para impressão 3D (e como identificar problemas comuns nas impressões 3D); Photo Wake-Up transforma fotos 2D em pessoas 3D animadas; como criar um termóstato inteligente no Home Assistant; utilizador da Amazon recebeu gravações de voz do Echo de um estranho; Facebook perdeu o benefício da dúvida e não será fácil reconquistá-lo; developers do jogo Escape From Tarkov abusam do DMCA para silenciar YouTuber; o Fortnite como "rede social"; a OnePlus eliminou margens do 6T em vídeo publicitário; e ainda o útil bot Lenny que se entretém a ocupar chamadas de spam.

Antes de passarmos às notícias, relembro que continua a decorrer o nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas que hoje está a oferecer o livro Pôr em Prática o RGPD da FCA; e que o nosso meeting mensal é já este sábado.

Huawei ultrapassou os 200 milhões de smartphones em 2018



Mesmo com os EUA a dificultarem a vida à Huawei, a marca chinesa teve novo ano recorde, tendo despachado mais de 200 milhões de smartphones, face aos 153 milhões do ano anterior.

Modelos como a série P20 e o Honor 10 foram grandes sucessos - entre os outros modelos, como o mais recente Mate 20 - e penso que para isso terá contribuído a grande aposta da Huawei na câmara tripla, que veio a demonstrar o seu valor ao definir a nova referência a nível de fotografia nos smartphones, e que até ao momento continua no topo da tabela mobile do DxOMark (provavelmente só sendo superada pelo Mate 20 Pro).

A grande pergunta que se coloca é se, numa altura em que o mercado está a estagnar, a Huawei conseguirá manter este desempenho no próximo ano. E por isso estamos com muita curiosidade para ver o que estarão a preparar como sucessor do P20 Pro, que deveremos ficar a conhecer no MWC em Barcelona em Fevereiro.


Tesla activou modo "Storm Watch" para as Powerwall na Austrália



As baterias domésticas Powerwall da Tesla fazem uma gestão inteligente do seu nível de carga, tendo em conta o tarifário e outras condições. Mas por vezes, pode ser mais vantajoso garantir que a bateria mantenha a sua carga a 100% para servir como backup em caso de falha de energia, e é precisamente isso que a Tesla contempla com o modo Storm Watch, que actua preventivamente em casos em que se esperem tempestades fortes onde possa ocorrer um corte de energia.

A Tesla activou esse modo na Austrália, em antecipação às consequências de um ciclone na zona de Queensland, mas que depois acabou por não ser tão violento quanto se previa, passando a tempestade tropical.


Teslas com recorde de multas de velocidade na Holanda



Da Holanda chega uma curiosa estatística que refere que 75% dos condutores de Teslas terão recebido uma multa de excesso de velocidade ao longo do último ano, valor que contrasta com os 28% dos condutores de veículos a gasolina e os 46% dos veículos a diesel.

Uma situação que poderá ser atribuída à facilidade com que um Tesla consegue acelerar, aliado à ausência do ruído do motor tradicional... e que também resulta numa facilidade para apanhar multas. Se alguém fizer chegar estes dados ao Governo, seguramente assistiremos a uma forte campanha de incentivo à troca para automóveis eléctricos... e com sorte nem sequer precisam inventar uma nova taxa sobre a electricidade, baterias e painéis solares!


Snapchat lança "dog lenses" para cães


O Snapchat tem tido dificuldade em se manter relevante perante as suas funcionalidades que prontamente são copiadas pelo Facebook e pela sua renovação do interface que não agradou aos utilizadores - mas agora tenta inverter isso com o lançamento das Dog Lenses. Isso mesmo - depois de ter lançado os efeitos que transformavam pessoas em cães, a app conta agora com efeitos visuais criados especificamente para os nossos amigos de quatro patas.

... Vamos ver quantos minutos demora até que o Facebook replique isto e expanda o conceito aos gatos....




Curtas do dia


Resumo da madrugada







Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)