2020/01/21

iPhones 11 dominam 69% das vendas dos iPhones


Com a Apple a fazer segredo sobre as vendas individuais de cada modelo de iPhone, há que recorrer às estimativas feitas por empresas de análise de mercado, sendo que uma delas indica que quase 70% dos iPhones vendidos serão da mais recente família dos iPhones 11.

Saber quais os iPhones que os consumidores estão a comprar representa um dado bem valioso para avaliar a sua receptividade. Uma coisa é a maioria das pessoas a comprar o mais recente e dispendioso iPhone; outra bem diferente é ter o mercado a optar por um iPhone mais barato da geração anterior.

Infelizmente, a Apple diz apenas o número total de iPhones vendidos e o valor total facturado; e a partir desse valor médio e de um inquérito para determinar a distribuição provável, a CIRP (Consumer Intelligence Research Partners) avança com a seguinte estimativa para as vendas dos iPhones no último trimestre de 2019 nos EUA:


Temos um domínio de 69% para os iPhone 11, com 39% para o iPhone 11 "base", enquanto que o iPhone 11 Pro e 11 Pro Max obtêm 15% cada um. Os restantes 31% são partilhados pelo iPhone XR (cerca de 18%), iPhone 8 Plus (5%) e iPhone 8 (8%).

Uma situação curioso é que desta vez não se assiste a um domínio dos modelos maiores, ao contrário do que tinha acontecido no ano anterior, onde o iPhone XS Max tinha vendido quase o dobro do iPhone XS. Será que o mercado está finalmente a dizer que está na altura de parar com o aumento do tamanho dos smartphones?

Pelo menos, sempre poderá ajudar a pressionar a Apple para que lance um iPhone SE2 mais pequeno, em vez de se limitar a fazer um "iPhone 9".

1 comentário:

  1. Acho que uma hipótese para os modelos 11 pro/pro max não estarem a vender tanto este ano como o anterior é porque quem tem o iPhone xs max quis esperar para dar o salto para o próximo ano...umavez que já tem um modelo dito grande.

    ResponderEliminar