2020/01/16

Novo MS Edge baseado em Chromium já disponível


Com o fim do Windows 7 chega também o fim da era "Internet Explorer", com a MS a adoptar o Chromium como motor do seu Edge, e que fica disponível a partir de agora.

Depois de todo o esforço a tentar libertar-se das (más) memórias do Internet Explorer com a criação do Edge, a Microsoft decide seguir o caminho mais fácil e adoptar o motor do Chromium como base para o seu browser. E depois de muitos meses em desenvolvimento, a primeira versão oficial para o público do Edge Chromium (79) fica finalmente disponível.

Curiosamente, mesmo com o fim do suporte para o Windows 7, este novo Edge Chromium continua a contar com uma versão dedicada para o Windows 7, assim com o Windows 8, 8.1, e claro, o Windows 10. Está também disponível para macOS, Android e iOS.

Com esta mudança a web passa a estar ainda mais dominada pelo Chromium e todos os browsers que o utilizam como base; fazendo com que aumentem os riscos do Chromium se torne no novo "Internet Explorer", no sentido de poder tomar liberdades que mesmo não seguindo os standards, acabam por influenciar toda a web devido ao peso que tem no mercado. E infelizmente, são possibilidades que se vão tornando cada vez mais preocupantes.

1 comentário:

  1. Definitivamente, está a chegar o momento da Europa começar a ter mais peso nas tecnologias que definem a web.

    Tudo parece vir lá dos lados dos EUA, e começa a tornar-se sufocante ter os americanos a decidir sobre (quase) tudo o que irá influenciar a forma como qualquer cidadão do mundo usa as tecnologias da informação.

    Os decisores de topo da Europa deveriam começar a pensar também nisto.

    ResponderEliminar