2020/01/08

OnePlus prepara carregamento inteligente


Depois da Asus e da Apple, também a OnePlus prepara um sistema que pretende poupar as baterias dos smartphones que são recarregados durante toda a noite.

A aposta nos sistemas de carregamento rápido tem como consequência indesejada o facto de deixar as baterias com carga máxima ainda durante mais tempo para quem os deixar a recarregar durante a noite. As baterias Li-Ion degradam-se mais rapidamente quando estão com a carga continuamente a 100%, situação que tem levado alguns fabricantes a implementar sistemas de carga mais inteligentes, que mantêm o nível da bateria num patamar mais reduzido, apenas carregando até aos 100% de modo a coincidir (o melhor possível) com o momento em que o utilizador irá retirar o smartphone do carregador.

Também a OnePlus está a preparar um sistema idêntico, a que chama Optimized Charging, que tal como os demais irá recorrer à "inteligência artificial" para determinar o momento em que o utilizador irá desligar o cabo do carregador. Com esse sistema activo o smartphone manterá um nível de 80% de carga durante a noite, e só recarregará os restantes 20% quando faltarem 100 minutos para o momento em que o smartphone acha que o utilizador precisará dele - um período bastante amplo para dar margem suficiente para eventuais adiantamentos surpresa em que o utilizador precise dele um pouco antes do que era previsto.

Será também possível forçar o carregamento completo até aos 100% carregando-se numa notificação que será apresentada quando o smartphone estiver neste estado de "espera" para poupar a bateria - para que ninguém fique com bateria abaixo do previsto quando precisa mesmo de a recarregar até 100% fora da sua rotina normal. O Optimized Charging já está disponível em versão beta, e deverá chegar oficialmente na próxima actualização.

6 comentários:

  1. Lembro-me de um smartphone que tive, em que tinha a opção (simples toggle nas settings) de limitar a carga a 80%
    Creio que esta opção manual também seria muito interessante de adicionar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ou até que fosse programável (por exemplo, para equipamentos tipo tablets que se tenham sempre ligado à corrente, definir um limite de 50% por exemplo).

      Eliminar
  2. A Sony já tem este sistema aos anos.. Mas como não é Apple ou Samsung.. E notícia e novidade.. enfim.. abram os horizontes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para a OnePlus é novidade, daí a notícia. De resto, como é referido, também a Asus já o tem "aos anos"... (e não é "Samsung ou Apple").

      Eliminar
  3. Só para acrescenter que a última versão da Open Beta (de momento é a 8) pra o Oneplus 7 pro já trás essa funcionalidade.

    ResponderEliminar