2020/01/16

Problemas nos pagamentos VISA angustiam clientes portugueses


Relembrando os anteriores incidentes com o Apple Pay, há relatos de um número crescente de pessoas que se tem deparado com problemas ao efectuarem pagamentos usando cartões VISA tanto em compras online como em compras locais.

Se nas últimas semanas passaram por problemas de pagamentos recusados, em coisas tão variadas quanto compras online ou viagens de Uber, não estão sozinhos. São muitas as queixas de pessoas que se vêem nessa estranha situação e, até ao momento, sem qualquer explicação oficial para o sucedido - o que faz levantar as suspeitas sobre algum potencial bloqueio da SIBS - ou uma qualquer campanha fraudulenta que esteja em curso e a fazer disparar os sistemas de alerta, resultando na recusa de pagamentos que acabam por apanhar pagamentos legítimos.



Há ainda quem refira a possibilidade dos problemas terem a ver com o regresso do bug do ano 2000, que também tem causado vários problemas desde a mudança para o ano 2020. Isto porque, na altura da transição para o ano 2000 várias empresas optaram por "adiar" o problema, definindo o ano de 2020 como o novo limite para a determinação do século: datas com ano de 00-19 pertenceriam aos anos 2000, as restantes ao século passado. No entanto, isso não explica porque motivo uns pagamentos têm funcionado, outros não, e outros funcionem apenas quando se tentem múltiplas vezes.

Seja como for, seria conveniente que as entidades responsáveis esclarecessem o que se passa, já que os seus clientes se habituaram a tratar os sistemas de pagamento como métodos fiáveis e nos quais dependem no seu dia a dia. E facilmente se podem imaginar as chatices e transtornos que podem ser causados por pagamentos recusados...


Actualizações: alguns bancos estão a dizer aos clientes que os problemas são da SIBS.

8 comentários:

  1. Se forem pagamentos em terminais multibanco, o proprietário do establecimento pode nao ter contracto para aceitar Visa/mastercard e afins, apenas multibanco. Isto é um problema para muitos dos meus colegas (estrangeiros) que vêm a PT e tem um cartão VISA da empresa para pagar as despesas. Os comerciantes muitas vezes nao aceitam este tipo de rede porque as taxas são facilmente o dobro das taxas de cartões multibanco.

    ResponderEliminar
  2. hoje tive problemas em contactless. num local onde sempre funcionou, coincidência?

    ResponderEliminar
  3. Apenas Visa? Ainda hoje tive um pagamento rejeitado na amazon com um cartão Mastercard, ainda ontem usei o mesmo no Lidl..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece ser mais abrangente. Há mais relatos dos VISA por serem mais comuns por cá...

      Eliminar
    2. Amazon, Facebook, Kasperky

      Eliminar
  4. ja me aconteceu num no posto de combustivel habtual. Safei-me com revolut. Dias depois ja funcionou

    ResponderEliminar
  5. Em 4 semanas já tive 3 Cartões de Crédito por bloqueios do 3D Secure da Visa. As SMSs, pura e simplesmente, não chegam! Ao fim de 3, bloqueia o cartão, ao fim de 3 bloqueios, o cartão "morre"!

    Começou na 2ª semana de Dezembro sensivelmente....

    ResponderEliminar
  6. Viagem de avião recusada no site de companhia de bandeira, analisei que dos vários reencaminhamentos no pedido de pagamento ele chega à SIBS antes de voltar para a origem, e ao não receber notificação no telemóvel (também com o revolut Mastercard) foi porque o pedido não chegou. Testei com outros cartões débito e crédito e Visa também foram recusados.

    ResponderEliminar