2020/01/02

Relembra o que fazias há 10 anos no Google


Sabes o que estavas a fazer e o que te interessava há dez anos atrás? Com a ajuda da Google é algo que se pode descobrir com alguns cliques, sendo simultaneamente nostálgico e aterrador.

Não é segredo que a Google sabe uma enorme quantidade de informação sobre nós. Felizmente, é informação que também está acessível para cada utilizador, e que permite que a qualquer momento se possa fazer uma verdadeira viagem ao passado e relembrar aquilo se visitava, via, e pesquisa em qualquer momento.

Para isso bastará dar um salto à página de actividade da Google e seleccionar o período de interesse. Neste caso, podemos pesquisar por resultados anteriores a Fevereiro de 2010.


E o que se segue é incrível (para quem tem por hábito usar os serviços da Google), permitindo relembrar os sites que se visitou, vídeos que se viram no YouTube, e muito mais. E com isso relembrar aquilo que nos interessava ou preocupava na altura.

Com isto constatamos também como é que a Google (e outras empresas tecnológicas) podem saber mais sobre nós do que nós próprios. É que ao contrário da falível memória humana (eu já nem me recordaria do que andaria a fazer no início de 2010 sem algum esforço ou ajuda externa), estes registos estão permanentemente associados ao nosso perfil, permitindo saber quais os nossos interesses e tudo o que demais se puder inferir a partir desses dados.

No caso do Google Maps, já por várias vezes dei uso ao histórico para saber por onde andava em determinada data; no caso dos restantes resultados que a Google mantém sobre a nossa actividade, embora não me pareça algo que se vá usar frequentemente, é igualmente bom saber que estão à nossa disposição caso algum dia sejam necessários.

1 comentário:

  1. https://www.reddit.com/r/LifeProTips/comments/eievvj/lpt_most_people_are_posting_pics_of_them_from_the/

    ResponderEliminar