2020/02/26

Facebook não revela tudo o que sabe sobre utilizadores


Embora o Facebook se ande a esforçar por passar uma imagem de transparência, um simples teste tem demonstrado que a situação está longe de ser transparente, e que há ainda muito que o Facebook tem que explicar.

Recentemente o Facebook lançou uma nova ferramenta que promete dar aos utilizadores todos os dados que o Facebook recolhe mesmo quando não usam o Facebook directamente. No entanto, um relato da Privacy International revela que o Facebook continua sem dar aos utilizadores toda a informação que tem sobre eles: e que isso é algo que pode ser verificado facilmente, com diferentes pedidos de download dessa informação a resultarem em conjuntos diferentes de empresas externas com os nossos dados, com algumas que tinham sido incluídas anteriormente a desaparecerem sem qualquer explicação.


Pode tratar-se de um simples erro técnico, assim como uma tentativa artificial de dizer que o sistema é "tão complexo" que nem sequer o próprio Facebook consegue saber muito bem que dados é que vai acumulando sobre os utilizadores. A questão é que, se para facturar aos anunciantes e clientes, o Facebook não deixa de apresentar todos os dados em detalhe; então também deveria ter a capacidade de fazer o mesmo quando se trata de revelar que dados é que tem sobre cada cliente específico.

Não basta anunciar uma ferramenta que promete dar acesso aos dados... é preciso que essa ferramenta dê efectivamente acesso a esses dados. Se se chega ao ponto de se ser forçado a desconfiar que a própria ferramenta de download dos dados não está a fazer o que é suposto, então em vez de ser uma ferramenta a favor da transparência passa a ser uma ferramenta que gera ainda mais desconfiança.

Será que teremos que chegar às multas milionárias previstas pelo RGPD para que o Facebook (e outras empresas) comecem a levar a sério a forma como abusam dos dados dos seus utilizadores / clientes? Talvez seja isso que está a faltar...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)