2020/02/20

MWC recusa reembolsar expositores por evento cancelado


O cancelamento do MWC 2020 devido ao coronavirus arrisca-se a ter repercussões mais duradouras, com os organizadores do evento - a GSMA - a dizer aos expositores que não irá devolver os valores já pagos.

O MWC de Barcelona é um dos mais importantes certames da indústria de telecomunicações a nível mundial, mas este ano arrisca-se a poder por em causa todas as edições futuras. Depois de uma série de abandonos de expositores de peso (Amazon, HMD, Nokia, Sony, Intel, etc.) devido aos receios do coronavirus, a GSMA lá acabou por reconhecer que o melhor seria cancelar o evento.

Foi algo que acabou por fazer apenas a 10 dias do arranque do evento, e que agora resulta em descontentamento acrescido devido à indicação de que não irá devolver o dinheiro já pago pelos expositores - justificando a decisão com uma cláusula que iliba a organização numa série de acontecimentos fora do seu controlo, que inclui "actos divinos", ataques terroristas, motins, demonstrações, guerras e... doenças e epidemias.

Mesmo que a cláusula lhes dê o direito de o fazer, penso seria melhor a GSMA pensar que esta atitude não ficará esquecida no momento destes mesmos parceiros considerarem a sua participação no próximo ano. Muitos deles já terão que fazer investimentos adicionais para os seus próprios eventos de apresentação de novidades nas próximas semanas... e para 2020 poderão simplesmente achar que será melhor optar por essa táctica em vez de regressarem ao MWC. E um MWC sem expositores... não me parece que tenha grandes hipóteses de sobreviver.


Actualização: O MWC vai afinal reembolsar expositores e participantes.

3 comentários:

  1. Actos divinos hahah

    Também deviam incluir uma clausula para "em caso de assombração" ou "manifestações de magia negra". Apenas para o contrato ficar mesmo blindado.

    ResponderEliminar
  2. Por um lado até concordo. A própria organização do MWC queria avançar com o evento. Primeiro cancelou depois voltou com a palavra atrás dizendo que afinal ia haver evento e após pressões de algumas marcas voltou a suspender de vez. Além de estar descrito nas clausalas epidemias foram as próprias marcas que andaram durante vários dias a pressionar para suspenderem o evento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas se foram eles proprios que tambem cancelaram o evento?!? Uma coisa era nao cancelarem o evento mas algumas marcas cancelavam, ai mais natural essas marcas nao ser rembolsadas, agora assim nao compreendo como a MWC nao rembolsa toda gente, pelo menos uma parte do dinheiro, ja q toda gente perdeu dinheiro nisto.

      Eliminar