2020/02/07

Tamanho do Tesla Model Y vs Model 3


Porque não será fácil ter a percepção da diferenças de tamanho entre o novo Tesla Model Y e o actual Model 3, eis uma imagem que pode dar uma ajuda.

Um membro do Reddit criou um eficaz GIF animado (não vamos falar de como este formato arcaico continua a ser a forma mais universal de partilhar imagens animadas!) que sobrepõe um Tesla Model Y e um Model 3, e que acaba por se tornar na forma mais prática e imediata de ficar com uma ideia das diferenças de tamanho entre ambos.


Inicialmente confesso que tinha achado mais piada às proporções do Model Y, mas que entretanto, tendo tido oportunidade de conduzir por algumas vezes um Model 3 (obrigado Bruno!), fico bastante dividido quanto ao modelo que escolheria se / quando vier a comprar um Tesla. Talvez continuasse a optar pelo Model Y, pelo espaço adicional a posição de condução mais elevada... mas iria ser uma decisão bastante renhida, isso é garantido.

... Ou então, vai-se para o extremo e opta-se logo por um Cybertruck - se coubesse na garagem! :)

5 comentários:

  1. Eu já não entendo muito bem o porque de tantos SUV's no panorama actual de combustíveis caros e percepção dos problemas climáticos. Mas SUv's eléctricos faz-me mais confusão ainda, não é a ideia dos SUV serem um veiculo ecológico e eficiente? Ser um SUV atira ambas as características por terra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa não invalida a outra. Um SUV eléctrico continuará a ser muito mais eficiente que qualquer veículo a combustão. Trata-se apenas de escolher o carro mais adequado ao que se pretende - há quem prefira ter mais espaço interior, ou maior altura, etc. Tal como haverá quem prefira ter uma caixa de carga atrás (no caso do Cybertruck); etc. etc.
      Ser eléctrico não vai eliminar haver uma imensa variedade de modelos à disposição dos consumidores...

      Eliminar
  2. SUV tem mais conforto e no caso dos eléctricos terá mais espaço para alojar as baterias, digo eu. Eu depois de andar num SUV da empresa como ando hoje em dia, compreendo perfeitamente o mercado. Até eu fiquei rendido.

    ResponderEliminar
  3. Acho curioso que tantos países estabeleçam metas para o fim dos combustíveis fósseis.
    A nova era elétrica, une-se a uma filosofia mais ecológica, mentalidade verde e até a uma onda de veganismo em que ser vegan e amigo do ambiente andando num veículo elétrico trás um certo destaque.
    Já saíram certos artigos da "poluição elétrica", claro que elétricos não poluem o ambiente, o que provoca um ataque ao ambiente é é produção das baterias e uma destruição da fauna, flora e provavelmente do habitat de variadas espécies.
    Os minerais raros necessários para as baterias não são assim tão abundantes e as restantes matérias primas será que chegam para a globalização de veículos elétricos? Os custos e tecnologia irão permitir autonomias a ter em conta e preços amigos do consumidor nos segmentos mais baixos e utilitários?
    Depois do petróleo será que a onda ecológica não vai acabar por consumir demasiados recursos e provocar demasiada destruição ao ecossistema?
    Adoro a Tesla conheço bem model S e model X pois trabalhei 3 anos na destruição dos mesmos pela Suíça.
    Elon Musk é um visionario, um génio e um impulsionador. Será este o caminho correto para salvar o planeta que todos os verdes temem?
    Dúvidas que merecem uma análise concreta sobre a globalização dos elétricos e fim dos combustíveis fósseis. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez que trabalhou na destruição destes veículos, explique-me: que cuidados tinham com as baterias? Como as reciclavam? Há alguma forma de recuperar as ligas de lítio?

      Eliminar