2020/03/18

App de videoconferência Zoom afunda-se com o coronavirus

Não são só as lojas físicas e online que ficam aflitas com o afluxo provocado pelo aumento substancial de pessoas que ficam em casa em contenção do coronavirus - também as ferramentas para tele-trabalho, como a Zoom, estão a ter problemas em lidar com o aumento de utilizadores.

Com a pandemia instalada e a demonstrar a facilidade com que se instaura um clima "alucinado" em grandes parte da sociedade (a corrida aos rolos de papel higiénico, e outros bens, é retrato perfeito disso), há um número substancial de pessoas que abandonou os postos de trabalho habituais para desempenhar funções via trabalho remoto. Com isso chegou também a necessidade de usar ferramentas para se manter em contacto com os colegas / equipa de trabalho, e é aí que as coisas se complicam.

A app Zoom é uma das mais populares para videoconferência, mas no caso da versão para Android, a sua reputação está a afundar-se rapidamente. A sua avaliação de quase 4.5 estrelas está agora a ser eliminada perante uma enchente de avaliações de 1 estrela de novos utilizadores, que não parecem estar dispostos a perdoar qualquer falha que vá acontecendo devido ao afluxo anormal de utilizadores no serviço.

Curiosamente, na versão iOS a avaliação parecem permanecer na normalidade - mas não se sabendo se isso se deve a utilizadores mais permissivos, ou se será devido a qualquer tipo de suspensão de avaliações que a Apple tenha implementado durante este período para evitar este tipo de situações com avaliações potencialmente injustas devidas a factores que escapam à normalidade.


Para quem estiver a sofrer problemas com o Zoom, fica a sugestão para que experimentem o Jitsi, completamente gratuito e open-source.

6 comentários:

  1. Ontem fiz uma sessão com 19 alunos pelo Skype e funcionou bem.
    Mas o Skype, que não costumo usar, é um desespero. Faz-me lembrar os antigos programas da Microsoft com interfaces nada intuitivas.
    Ontem tinha estado a ver um tutorial do Zoom... Vou tentar o Hangouts Meet na próxima vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O slack é também uma boa alternativa

      Eliminar
    2. Manda a tradição que numa app de videoconferência se passe 90% no processo de todos se ligarem e se verem / ouvirem uns aos outros ("estão todos a ouvir-me?") e só 10% a tirar partido dela... :)

      Eliminar
    3. O melhor atualmente e' o Microsoft Teams

      Eliminar
  2. pra ja o meu favorito é o meets da google

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela sugestão do Jitsi! Vai ser bom para fazer videochamadas com os meus pais nesta altura, que são pouco dados a tecnologias mas basta mandar-lhes um link para o email (que isso ainda sabem) e eles abrem e está feito. :D

    ResponderEliminar