2020/04/27

Alemanha recua no contact-tracing com França - adopta o da Apple e Google


Contrastando com a posição francesa, a Alemanha diz que irá abandonar o sistema de contact tracing que estava a desenvolver em conjunto com França, em vez disso adoptando a plataforma desenvolvida em conjunto pela Apple e Google.

Esta decisão torna-se ainda mais relevante quando se considera que o sistema que estava a ser desenvolvido pela Alemanha e França levantava algumas questões quanto à garantia de privacidade dos cidadãos, não sendo tão avançado ou abrangente quanto o que está a ser preparado pela Apple e Google.

Essa relevância da decisão alemã estende-se também ao reconhecimento de que não vale a pena querer "reinventar a roda" quando se tem os dois responsáveis pelas plataformas móveis mais populares do momento (Android e iOS) a trabalharem nisso, com aquela que será a melhor garantia possível da privacidade dos utilizadores. E revela bastante mais bom senso do que a posição de França, que tinha optado por exigir que a Apple e Google facilitassem o processo de espiar os utilizadores.

Tendo perdido o seu aliado para o sistema de contact tracing, resta agora saber se a França continuará a insistir nesse pedido, ou se também reconhecerá que a melhor opção será utilizar o sistema da Apple e Google, que deverá ser disponibilizado às entidades competentes já esta semana.

1 comentário: