2020/04/21

Huawei apanhada a usar fotos de DSLR para promover P40 Pro


Os anos passam mas parece haver coisas que nunca mudam, e desta vez foi a Huawei a ser apanhada (mais uma vez) a usar fotos compradas captadas por uma DSLR, fazendo-as passar como se tivessem sido tiradas pelo seu mais recente topo-de-gama P40 Pro.

O P40 Pro obteve o mais alto valor no DxOMark e ocupa a primeira posição na tabela de smartphones, mas parece que nem isso evitou que a equipa de marketing da Huawei recorresse às técnicas habituais de usar imagens compradas. Num vídeo promocional da Huawei a demonstrar as capacidades fotográficas do P40 Pro, eram visíveis algumas fotos espectaculares que levantaram suspeitas, vindo-se a comprovar que pelo menos duas delas eram fotos compradas no site 500px, captadas por uma DSLR Nikon D850.


A Huawei apressou-se a dizer que foi um "lapso" do editor, e que o vídeo já foi corrigido removendo-se a referência de que as fotos tinham sido captadas com um P40 Pro - mas é aquele tipo de desculpa que simplesmente já não tem qualquer valor, quando se relembra que este tipo de "lapso" tem sido recorrente ao longo dos anos, como no caso do Huawei P9 e do Nova 3 e do P30 (embora não seja algo que se limite à Huawei - como a Samsung já comprovou).

São situações lamentáveis e que inevitavelmente acabam por prejudicar a reputação da marca e a confiança dos seus fãs e clientes. Se querem promover as qualidades fotográficas de um smartphone o mínimo que se pode exigir é que usem fotos captadas com os próprios smartphones. Tudo o resto é simplesmente indesculpável, e ainda mais quando se trata de uma situação recorrente ao longo dos anos.

... Em vez de se preocuparem tanto com a câmara, talvez fosse melhor concentrarem-se em resolver a situação da falta das apps da Google, que será factor fundamental para obterem níveis de vendas "de sucesso" no ocidente.

4 comentários:

  1. Normal...já não é a primeira vez...

    ResponderEliminar
  2. Grande artigo bem inclinado. Para mim também é lamentável, mas não é nada demais. Até porque basta daqui a 1 mês passar nas fotos do instagram tiradas por um P40 pro para ver a excelente qualidade, assim como acontece com o P30 pro. Mas também acho que isto é mau, deviam ter pedido a um fotógrafo para ter tirado ele as fotos com um P40 pro.

    Agora tão lamentável como a Huawei é isto:
    "Em vez de se preocuparem tanto com a câmara, talvez fosse melhor concentrarem-se em resolver a situação da falta das apps da Google, que será factor fundamental para obterem níveis de vendas "de sucesso" no ocidente."
    Como se dependesse da Huawei resolver o problema com os serviços Google. Como se diz em bom Português "calado eras poeta".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é a Huawei que tem que resolver o problema.. a Google não vai ser certamente lol

      Eliminar
    2. Como é claro que Huawei é que tem de resolver os seus problemas...e de que serve ter o melhor telemóvel do mercado senão vem com os serviços da Google...não estamos na China...e se estivéssemos, não estávamos a ter esta conversa...(censura)

      Eliminar