2020/04/23

Instagram prepara-se para lidar com contas de utilizadores falecidos


À semelhança do que já acontece com o Facebook, também o Instagram está prestes a permitir marcar as contas dos utilizadores que já faleceram - e que infelizmente se torna mais necessária que nunca perante o período de Covid-19 que atravessamos.

No Facebook há muito que é possível marcar contas como "falecidas", tornando-as num memorial do utilizador. Agora, parece que essa funcionalidade está prestes a ser aplicada também ao Instagram.

O cenário que atravessamos serve apenas como mais um lembrete da fragilidade da vida humana, sendo que também os serviços digitais deveriam contemplar logo desde a sua génese a possibilidade dos seus utilizadores falecerem, e de como se deve lidar com a conta desses utilizadores daí em diante.

No caso das redes sociais, com coisas publicadas, torna-se essencial deixar bem claro se todos os conteúdos de um utilizador falecido acabarão por ser eliminados ao fim de alguns meses / anos sem actividade; ou se poderão ser mantidos permanentemente com opções como esta - potencialmente deixando a cargo a gestão da conta (com capacidades limitadas) aos seus herdeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)