2020/04/28

Notícias do dia

Como ver os dispositivos Bluetooth que temos por perto (e ser surpreendido com a sua quantidade); Xiaomi apresenta MIUI 12 e arranca com versão beta para dezenas de smartphones; Starship 4 supera teste criogénico de pressão e fica mais perto do primeiro voo; DJI apresenta Mavic Air 2 com nova câmara, OcuSync e mais autonomia; como o iPhone SE 2020 vê a profundidade com uma só câmara; e Alemanha recua no contact-tracing com França e adopta o da Apple e Google.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te dá oportunidade de ganhares um mini-tripé selfie stick BlitzWolf.

iPhone SE 2020 sem haptic touch nas notificações no lock screen



Para além do CPU A13 mais lento, o novo iPhone SE de 2020 vem com outra limitação imposta pela Apple que poderá revelar-se bastante mais intrusiva na sua funcionalidade no dia a dia: a Apple desactivou a utilização do "haptic touch" nas notificações no lock screen.

O "haptic touch" é o nome dado pela Apple ao "long press", implementado como forma de permitir o acesso a atalhos e outras funções nos iPhones sem 3D Touch (a tecnologia de reconhecimento da pressão do toque que entretanto abandonou). Embora o haptic touch esteja presente nos icons do home screen e caso se apanhe uma notificação a chegar num iPhone SE desbloqueado, a Apple estranhamente optou por desactivar a sua utilização no lock screen - sem que haja qualquer explicação para isso. (Em vez do long press, a alternativa é fazer deslizar a notificação para o lado, para mostrar as opções adicionas, e escolher "ver".)


AccuWeather beta recupera widget e notificação persistente



Com a compra do Dark Sky pela Apple e o seu desaparecimento do Android, abre-se uma oportunidade para todas as demais apps de meteorologia e o AccuWeather está bem posicionado para o ocupar o seu lugar.

Depois de ter assustado os utilizadores ao fazer desaparecer o widget e icon persistente, a mais recente versão beta vem sossegar os fãs, com um widget mais condensado e informativo, e também a opção para quem preferir manter o estado do tempo em icon persistente no topo do ecrã do seu Android. Para quem gostar de estar permanentemente informado sobre as previsões do estado do tempo, vale a pena experimentar.


Bug no Image Capture do macOS gasta espaço em todas as imagens



Quem utilizar o Image Capture do macOS para importar fotos do iPhone e desactivar a opção "Keep originals" para converter as fotos em formato HEIC para o mais tradicional formato JPEG têm que ter atenção com um bug que adiciona 1.5MB a todas as imagens desnecessariamente.

Se isto não será particularmente problemático para uma foto (embora seja um desperdício), imaginem que estão a importar 1000 ou 2000 fotos de um iPhone, gastando vários gigabytes de espaço ocupado desnecessariamente. É pena ver que o Image Capture, que tem sido atormentado por múltiplos bugs ao longo dos últimos anos, continua a manter essa a tradição. A alternativa passa por usar outro utilitário para a importação e conversão das fotos,


Fornecedores forçados a dar prioridade à Amazon



Muito se fala da Google por vezes prejudicar os concorrentes colocando-os abaixo dos seus próprios produtos nos resultados das pesquisas, mas isso faz-se sentir ainda mais noutro gigante da internet: a Amazon. Os fornecedores que vendem produtos na Amazon estão a ser automaticamente pressionados pelo seu algoritmo a darem prioridade às vendas feitas na Amazon em prejuízo do envio para as lojas físicas.

É que se preferirem dar prioridade às lojas físicas, a Amazon rapidamente os penaliza nas pesquisas, atirando-os para o fundo da tabela, abaixo dos seus concorrentes. Junte-se a isto a prática da Amazon de monitorizar atentamente os produtos mais vendidos para os copiar, e já se começa a ver como poderá ser necessário impedir este tipo de monopólios, ao estilo do que foi feito nos sectores das infraestruturas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)