2020/04/20

WhatsApp prepara videochamada com mais de 4 pessoas


O Facebook prepara-se para dificultar a vida às apps de videoconferência do momento, como o Zoom, aumentando o número de pessoas nas videochamadas do WhatsApp.

Com o Covid-19 a fazer com que milhões de pessoas fiquem em casa, as videochamadas e videoconferências aumentaram substancialmente, fazendo com apps como o Zoom se tornassem num sucesso viral (apesar de todas as polémicas em seu redor). Enquanto isso, todos os outros se apressam para tentar roubar algum do seu sucesso, copiando algumas das suas funcionalidades (como colocar imagens de fundo à escolha, incluindo do Star Wars) e, no caso do WhatsApp - que à partida não seria um concorrente - aumentando o número de pessoas nas videochamadas.

Actualmente o WhatsApp permite apenas um máximo de 4 pessoas numa videochamada, mas esse número está prestes a ser ampliado.

Mesmo sendo pouco provável que o WhatsApp se venha a tornar numa ferramenta capaz de competir com os serviços dedicados a videoconferências, como o Zoom, Teams, Meet, etc. Seria também um erro subestimar o peso que o WhatsApp (e Facebook) têm. Actualmente, um grupo de 10 ou 12 pessoas que queira fazer uma videochamada tem obrigatoriamente que recorrer a outra app para o poder fazer. Mas se daqui por alguns dias o puder fazer directamente a partir do WhatsApp, e já for essa a app que utiliza regularmente para as mensagens de texto... não é difícil assumir que provavelmente preferirão manter-se na app que já utilizam.

Por agora ainda não se sabe quanto será o novo limite de utilizadores para as videochamadas nem quando é que isso chegará ao público, mas é também seguro assumir que o Facebook estará a trabalhar nisso à máxima velocidade.


Actualização: Parece que será para 8 utilizadores e acompanhado pelo Messenger Rooms para até 50 pessoas.

2 comentários: