2020/04/03

zWarDial expõe videoconferências Zoom


Não há dia que não venha acompanhado por novas preocupações de segurança no serviço Zoom, e desta vez é uma ferramenta que permite descobrir videoconferências que estejam a decorrer e nas quais qualquer pessoas se poderá infiltrar e espiar o que por lá se passa.

O Zoom tornou-se na ferramenta de videoconferência favorita nesta época de coronavirus em que milhões de pessoas têm recorrido ao tele-trabalho, não obstante ser acusado de ser malware e ser acompanhado por novas vulnerabilidades a cada dia que passa. Neste caso, temos uma ferramenta que é capaz de descobrir videoconferências em curso, a que se poderá juntar qualquer "curioso".

Este zWarDial é capaz de descobrir centenas de códigos válidos de videoconferências a decorrer, e contraria a imagem passada pela Zoom de que todas as reuniões estão agora protegidas por passwords. São centenas de sessões que são descobertas por dia, de videoconferências sem password, a que qualquer pessoa se poderá juntar tendo o identificador da mesma - e assim ter acesso a tudo o que por lá estiver a ser dito ou partilhado. Ademais, a ferramenta pode expor informação sobre as videoconferências mesmo sem necessidade de entrar nelas.

As formas que a Zoom disse ter implementado para se proteger contra esta ferramenta revelaram-se infrutíferas (o scan passou a ser feito usando a rede Tor, para não apresentar sempre o mesmo IP), e por agora a única forma que há para garantir a privacidade das videoconferências no Zoom é garantir que a mesma está protegida com uma password.

5 comentários:

  1. Ainda não experimentei o Zoom e confesso que não sinto a menor vontade de experimentar.

    Mas... Claro que me questiono: o que tem esse serviço que os outros não têm?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cresceu rapidamente pk algumas empresas usam e a versao free permite chamadas de video com muita gente (nao sei o numero ao certo) em que a unica limitaçao é ter uma duraçao maxima de 40 mins, depois tens de criar outra.

      entao muita gente começou a usar isso.

      Eliminar
    2. Ok, maior número simultâneo de participantes.

      Obrigado.

      Eliminar
    3. Eu testei ontem com 15 pessoas... A qualidade de imagem e som é muito boa, superior ao Skype... ao fim de 40 minutos os intervenientes apenas clicam numa mensagem "OK" e a reunião continua, não pára, não têm de sair para voltar a ligar, é extremamente simples...
      Se for uma reunião recorrente podes usar sempre o mesmo Código da reunião para toda a gente se poder ligar e a entrada na reunião pode ser protegida por uma password...
      Eu gostei...

      Eliminar
  2. Uma ferramenta simples e com boas soluções para quem não é experiente nestas ferramentas como eu.
    O acesso é gratuito.
    Como não há almoços grátis, não se paga de uma maneira parece que se está a pagar de outra.

    ResponderEliminar