2020/05/25

Adobe injecta publicidade no painel de partilha do Android


A Adobe está a testar a paciência dos utilizadores ao sugerir a instalação do Photoshop Express no painel de partilha de Android  e também no momento de abrir ficheiros de imagens, sugerindo que seja aberto com a sua app mesmo que não esteja instalada.

Parece que a Adobe achou que a muito criticada técnica que também foi tentada pela Microsoft no Android o ano passado, deveria ser recuperada. Ou seja, quem instalar o Acrobat Reader para ler PDFs habilita-se também a começar a ver os painéis de partilha tornarem-se num cartaz publicitário que sugere a instalação do Photoshop Express, e que também aparece no caso de abrirem uma foto com a sempre incomodativa janela que pergunta com que app querem abrir o ficheiro - sendo que neste caso nem sequer se trata de uma app instalada, mas sim de publicidade a insistir que se instale o Photoshop Express.



Tal como no caso da Microsoft, é uma utilização obviamente abusiva; e penso que a Google melhor faria em clarificar que estes painéis não podem ser utilizados para qualquer fim publicitário ou de sugestões, nem que tão pouco seja admissível injectar essa sugestão para tratar a abertura de um ficheiro de imagens, quando a app nem sequer está instalada. Já nos chega a quantidade crescente de apps que o fazem, estando instaladas!

Embora nesta fase pareça que a Adobe está a apenas a fazer isto em modo de testes para um número reduzido de utilizadores, convinha que a Google esclarecesse a situação rapidamente; antes que outros developers decidam que também seria boa ideia seguirem o exemplo, e no processo tornarem o painel de partilha numa janela de publicidade impossível de utilizar.

2 comentários: