2020/05/06

Análise ao Devolo Magic 1 WiFi mini

No final de 2018 a Devolo apresentou oficialmente no nosso país a nova linha de adaptadores Powerline Magic - com ambas as versões, Magic 1 e Magic 2, a já terem sido alvo de análise. Agora, temos a oportunidade de testar um dos modelos mais recentes: o Magic 1 WiFi mini.



A Devolo é uma marca com longo historial no sector do powerline, permitindo faze chegar a rede de casa a qualquer sítio onde se tenha uma tomada por perto. Tal como é sua política, a marca reforça regularmente a sua gama de produtos com o lançamento de novos modelos. Foi precisamente isso que aconteceu em Dezembro último, com o lançamento de dois novos modelos, o Magic 2 Lan Triple que já tivemos oportunidade de analisar, e o Magic 1 WiFi mini, que hoje temos em análise.

O Devolo Magic 1 WiFi mini



Quem segue mais de perto os produtos PLC da Devolo por certo irá reconhecer o design destes novos Magic 1 WiFi mini, adaptadores que herdaram as linhas dos dLAN 550 WiFi. Os módulos apresentam um design compacto, à custa da ausência de uma tomada de passagem, que apenas está presente no módulo principal Magic LAN.



A caixa do produto apresenta o empacotamento habitualmente utilizado pela marca, com os adaptadores a virem encaixados numa estrutura de papel prensado, sobre a qual se encontram os acessórios.



Os adaptadores Devolo Magic 1 WiFi mini estão disponíveis em versão individual ou em kit, com este último a apresentar um módulo Magic 1 LAN, além do módulo WiFi mini. Está ainda disponível uma versão Multiroom, com dois módulos WiFi mini.



Numa das laterais da caixa podemos observar as especificações dos módulos WiFi mini, com um máximo teórico de 1200Mbps para sincronização, 300Mbps WiFi, 100Mbps na porta ethernet, e alcance máximo de 300 metros. Estes valores, com excepção do WiFi, estão em linha com o disponibilizado pelos adaptadores da série Magic 1.



Na frente do adaptador, dois botões, para sincronização e WiFi, sendo que os leds poderão ser desligados para poupar mais uns cêntimos na conta da electricidade.



Na zona inferior, a porta de rede e informação técnica, com o mac address e o número de série do adaptador.



A chave do WiFi é apresentada na traseira, por baixo da ficha para ligar o adaptador à tomada.


Em utilização



Embora sincronize a uma velocidade máxima de 1200Mbps, os adaptadores Magic 1 WiFi mini ficam limitados a 100Mbps na porta de rede e 300Mbps no WiFi.

Para o teste de desempenho, utilizámos o já habitual posicionamento dos adaptadores: o adaptador ligado ao router ficou instalado no rés-do-chão. No primeiro andar, uma divisão ao lado, um adaptador Magic 1 WiFi mini, com o segundo adaptador Magic 1 WiFi mini a ficar instalado num anexo a cerca de 20 metros de distancia em linha recta. Em ambos os casos, os adaptadores tinham entre si dois quadros eléctricos entre os dois adaptadores. Como extra, um terceiro local no primeiro andar, numa zona oposta da casa, sendo este o cenário mais complicado em termos técnicos, fruto do elevado numero de metros e tomadas entre os dois adaptadores.

A velocidade de sincronização variou entre os 272Mbps no local mais afastado do 1º andar e os 558Mbps no anexo, com o adaptador no 1º andar numa divisão ao lado a registar 432Mbps. A imagem em cima foi editada, por forma a apresentar as 3 situações, pois só dispúnhamos de dois adaptadores WiFi

A Devolo, tal como as outras marcas que comercializam produtos powerline, recomendam que se instale o adaptador directamente na tomada. Quando instalados numa ficha tripla ou extensão, o desempenho será prejudicado, com o adaptador no primeiro andar (divisão ao lado) a sincronizar a apenas 166Mbps.


1º Andar divisão ao lado

1º Andar zona oposta

Anexo

Utilizamos a aplicação Speedtest para avaliar a velocidade dos Devolo Magic 1 WiFi mini, tendo os resultados acabado por surpreender. A prestação do módulo WiFi mini ficou em linha com disponibilizado pelo Magic 1 WiFi, o que demonstra o nível de qualidade do produto.


Apreciação final


A Devolo não deixou os seus créditos por mãos alheias. O Devolo Magic 1 WiFi mini cumpriu os testes de desempenho com distinção, conseguindo apresentar velocidades de transmissão bastante interessantes, igualando uma rede ethernet 100Mbps. Sendo certo que as instalações gigabit são de há muito uma obrigação legal, há inúmeras residências que não têm a sorte de poder contar com uma instalação com esta qualidade. O powerline, não sendo uma solução eficaz em todas as situações, é contudo uma opção a ter em conta por parte de quem possui uma boa instalação eléctrica.

Os adaptadores Devolo Magic 1 WiFi mini não apresentam uma tomada fêmea como os Magic 1 WiFi, mas têm a vantagem de apresentar um preço mais reduzido (70€ para 1 adaptador, 100€ Kit), sendo uma opção a ter em conta por quem pode dispensar uma tomada para a instalação exclusiva do Magic 1 WiFi mini. São uma boa solução para instalação em locais relativamente próximos do adaptador mestre, sendo capazes de disponibilizar velocidades stream de vídeos HD sem qualquer problema, argumento que lhes garante um sempre desejado "ESCALDANTE".




Devolo Magic 1 WiFi mini
Escaldante

Prós
  • Desempenho
  • Qualidade de construção

Contras
  • Sem tomada fêmea



Devolo Magic 1 WiFi mini

Escaldante (5/5)

5 comentários:

  1. Obrigado por mais uma análise Carlos. Ando a ver se compro uma coisa destas mas ainda não decidi que modelo comprar, mas esta parece-me ser claramente uma opção.

    Não sei se tiveste oportunidade de testar a funcionalidade de Mesh e se sim, como se comportaram?

    Em comparação com o Magic 2, qual o Kit identico?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o Luis que fez a análise. :)
      O Magic 2 equivalente deverá ser este.

      Eu ainda tenho uns dLAN velhinhos, que se têm portado bem há vários anos, sempre sem chatices.

      Eliminar
  2. Obrigado ao Luís e peço desculpa pelo lapso.

    Tenho encontrado feedback de utilizadores (por exemplo no link que enviaste existem lá alguns) que indicam que perdem bastante performance em termos de débito quando utilizam estes PLC.

    Claro que não podem comparar testes quando se ligam diretamente ao router e quando estão ligados ao PLC, mas gostaria de perceber, da vossa experiência, se o comportamento destes PLC (ou de outros modelos que tenham) é o esperado ou se ficam aquém das expectativas.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como o Luis mostrou, tanto podes ficar com sincronização a 400 ou 500Mbps como a 200Mbps. Vai depender bastante da distância e qualidade da instalação eléctrica.

      Eliminar
  3. Obrigado Carlos pela excelente analise, chegaram a tentar emparelhar o Magic 1 WiFi mini com o Magic 2 ? Gostaria imenso de saber o resultado

    Obrigado

    ResponderEliminar