2020/05/09

AR Cut & Paste deixa copiar objectos do mundo real para o Photoshop usando realidade aumentada


Há ainda um longo caminho a percorrer em termos de criar uma maior interactividade dos computadores e smartphones com o mundo que nos rodeia, e este AR Cut & Paste, que deixa copiar elementos do mundo real para dentro do Photoshop usando realidade aumentada, é um exemplo das coisas que no futuro se poderão tornar comuns.

Quando se quer inserir uma foto de algo num documento, o processo passa por tirar a foto com o smartphone, transferi-la para o PC por algum meio (email, Google Photos, etc.), e finalmente adicioná-la no programa de edição de imagens. Mas, e se fosse possível arrastá-la directamente do mundo real para o ecrã do computador? Parece ficção mas é precisamente o que este AR Cut & Paste permite fazer.



Basta apontar para o objecto que se quer inserir, que passa a ser reconhecido automaticamente, e depois arrastá-lo com o smartphone para o ecrã do computador... e já está. Muito mais simples, prático e eficaz.

O código está disponível no GitHub com as instruções para quem o quiser experimentar, mas suspeito que não irá demorar muito para que a Adobe aproveite a ideia e adicione esta capacidade oficialmente ao Photoshop.

Actualização: Já foi disponibilizado em versão comercial como ClipDrop.

1 comentário: