2020/05/11

Como resolver lentidão nos smartphones Samsung


Se têm a sensação de que o vosso smartphone Samsung tem ficado mais lento a cada nova actualização que vão instalando, a culpa pode estar num simples parâmetro mal configurado que, após ser corrigido, o fará regressar à velocidade esperada.

O nosso leitor Paulo Marques, utilizador de longa data de smartphones da Samsung, escreveu-nos a expressar a sua frustração com o seu actual Galaxy Note 10 Plus, que tinha vindo a ficar bastante lento, longe do nível desempenho que outrora tinha, e até o fazia suspeitar de que fosse uma táctica deliberada de obsolescência programada por parte da Samsung, para incentivar os clientes a comprarem um novo smartphone.

O caso tornava-se mais curioso pois, depois de contactada a assistência da Samsung e lhe ter sido recomendado que experimentasse arrancar o smartphone em modo de segurança, o desempenho voltava ao normal.


No entanto, arrancar o smartphone em modo normal fazia regressar a lentidão na utilização, e foi preciso algum trabalho de detective até que finalmente o problema fosse identificado. A culpa não era de nenhuma app maliciosa a consumir recursos excessivos, mas sim de uma má configuração dos buffers do CPU.


Nas definições - depois de activar o modo developer pressionando múltiplas vezes na versão do firmware -  é possível escolher valores de 8192 kB, 16384 kB, 32768 kB e 65536 kB, e só quando se selecciona o valor máximo da memória é que o desempenho volta ao nível desejado.

Fica agora a incógnita sobre o que terá alterado este valor para que um Galaxy Note 10 que funcionava bem começasse a ficar lento, mas a suspeita é a de que terá sido uma das actualizações lançada pela própria Samsung. Até que haja um esclarecimento adicional, fica a dica para espreitarem este parâmetro nas definições dos vossos Samsung, se suspeitarem que eles também ficaram inexplicavelmente mais lentos.

28 comentários:

  1. Onde, nas opções, se encontram essas definições?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No modo de programador , vais a parte que diz que versao de firmware tens, carregas varias vezes e ele ativa o modo de programador. lá tens essa opção

      Eliminar
  2. O meu é um A30 e aparece 64K, 256K, 1M, 4M, 16M, acha que devo colocar no máximo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pouco sentido fará estar a reduzir a memória buffer dos CPUs para utilização normal, a não ser para efeitos de debugging para developers.

      Eliminar
    2. É porque imaginei que seria algo meio extremo " 16M " considerando que no exemplo ali que foi citado o máximo é 65K

      Eliminar
    3. Na imagem do post são 64MB o máximo... :)

      Eliminar
    4. Depois de entrar nas "Opções de Programador" ainda temos de entrar noutro menu, "Rastreio do Sistema" e aí temos a opção "Tamanho da memória intermédia por CPU".
      No início também não encontrava este sub-menu.

      Eliminar
    5. Tenho que deixar ein qual

      Eliminar
    6. No meu caso o meu motorola tem 4 gigas de ram eu coloque 1m melhorou diiiiimais

      Eliminar
  3. O meu (Galaxy S9) não tem essa opção, tem é a "Tamanhos da memória intermédia do registo", é igual?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É por essas e por outras que mantenho os meus smartphones em inglês... :)

      De qualquer forma, se nao sentiram qualquer redução no desempenho, será desnecessário mudar seja o que for. Isto é para os casos em que se nota uma redução significativa no desempenho.

      Eliminar
    2. É por estas e por outras que a língua portuguesa vai ficando preterida em relação a outras...

      Eliminar
    3. Carlos Martins, nao percebi o que a língua tem a ver com o assunto?

      Eliminar
    4. buffers, logs, etc. São designações técnicas que as traduções para português acabam por baralhar completamente.

      Eliminar
  4. Só encontro buffers de LOGS .. nada referente a buffers de CPU como é mencionado no artigo.
    Os buffers de logs não faz sentido estarem no máximo se não estamos a fazer debug de nada, pelo contrário estaremos a desperdiçar memória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No S9+ tens lá a opção rastreio do sistema. Só depois encontras a opção.

      Eliminar
  5. Meu A8+ só aparece "tamanho de buffer de log". Devo aumentar ou mantenho como está?

    ResponderEliminar
  6. No Note 10, a opcao que influencia isso é a "tamanhos da memória intermedia do registo" estando por default a 256kb no ultimo update, este setting sim alterem para o maximo que sao os 16mb, a opção que é referida no artigo encontra-se sim mas dentro do Rastreio do Sistema e mesmo pondo ao maximo os 65536kb não afecta o flow imediato do sistema ao contrario da memoria intermedia de registo, podem testar por voces como eu fiz, versão não plus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos alterar assim na mesma a opção para os 65536kb a parte dos CPU?

      Eliminar
    2. podem alterar e testar sim sem problema, eu fi-lo mesmo para ver pois as instruçoes acima nao estao propriamente claras pois menciona 1 opcao sem mencionar sub-menu existente e apenas ao alterar o da memoria intermedia do registo é que notei o bump na "velocidade", penso esse setting so fara diferença com o rastreio activo, ou hipoteticamente nas recomendaçoes dadas aquando o uso da "manutenção do dispositivo".

      Eliminar
    3. Eu notei uma grande perda de velocidade quando me pediu para instalar o Android 10. Desde aí que tem sido uma dor de cabeça utilizar o telemóvel sem me chatear a cada 30min

      Eliminar
  7. A melhor maneira, é não comprar Samsung

    ResponderEliminar
  8. Num note 8 vamos aonde nas definições? Não é explicado tidos os passos neste artigo o que faz com que o mesmo seja muito confuso. Por favor alguém explique melhor este assunto. Obrigado

    ResponderEliminar
  9. O meu samsung e um a20e, como faco isso

    ResponderEliminar
  10. O meu é o A8 como fazer obrigafos

    ResponderEliminar
  11. No meu a01 core vai até 65.536 kb, devo colocar no máximo ou talvez em 32.768?

    Por padrão ele está em 16.384.

    ResponderEliminar