2020/05/25

Mensagens RCS da Google vão ter encriptação end-to-end


A Google parece ter decidido apostar no RCS em força e fazer em semanas aquilo que não as operadoras não fizeram em anos, incluindo até o envio de mensagens com encriptação "end-to-end" que garantirá que só quem envia e recebe a mensagem a poderá ler.

Nas últimas semanas vimos o RCS na app Messages da Google para Android ser activado para as operadoras que ainda não suportavam RCS, e pouco depois descobriu-se que nem sequer irão faltar reacções como as que existem no iMessage da Apple e no Messenger do Facebook.

Agora, descobriram-se referências a mensagens RCS com encriptação end-to-end numa das versões de teste, incluindo a indicação de alertas caso a mensagem esteja para ser reenviada via SMS/MMS (que não têm encriptação), e também com a encriptação aparentemente obrigatória no caso de se querer partilhar a localização.

A Google continua a riscar items na lista de diferenças que deixaria o RCS em desvantagem face ao Messenger e iMessage. Parece-me demasiado cedo para que seja efeito do novo director que ficou a tomar conta de todos os serviços de mensagens da Google, para colocar ordem na imensa confusão em que a Google se meteu; mas seja como for, é bom ver esta a Google a demonstrar esta rapidez e vontade de tratar do assunto, que esteve completamente ausente nos últimos anos.

3 comentários:

  1. Eu acho que mesmo o que já está implementado ainda não está a funcionar a 100%. Tive de voltar aos SMS porque as mensagens RCS ou demoram imenso tempo a chegar ou falham mesmo a entrega. E pelo menos mais duas pessoas da minha família tem o mesmo problema. Parece estar tudo bem configurado não entendo o porquê...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para além da Vodafone mais nenhuma operadora suporta nativamente o RCS em Portugal, certo? Os atrasos e falhas poderá ser por as mensagens terem usar o serviço cloud da Jibe que aparece descrito nas definições?

      Eliminar
  2. No meu pocophone, os acentos não podem existir...

    ResponderEliminar