2020/06/04

A necessidade do jailbreak nos iPhones


O recente lançamento de um novo jailbreak para os iPhones mais recentes (entretanto já tapado pela Apple com o iOS 13.5.1) faz-nos perguntar: mas, ainda há quem esteja interessado em fazer jailbreak nos iPhones? E a resposta é sim, e por vezes por motivos que não são os habituais.

O iOS e os iPhones são um produto que "funciona bem", ou melhor dizendo, funciona suficientemente bem de modo a quase nos fazer esquecer que na verdade só podemos fazer com ele aquilo que a Apple achar que podemos fazer. O chamado "walled garden" na prática funciona como uma prisão, que mesmo que tenha as condições de um "country club" onde os utilizadores permanecem alegremente sem vontade de sair, continua a ser uma prisão - rapidamente demonstrada assim que alguém desejar ir contra as regras definidas / impostas.

Mas afinal, será que ainda se justifica fazer jailbreak a um iPhone, para que se possa fazer com ele aquilo que muito bem desejarmos fazer, independentemente do que a Apple acha, sabendo que se ficará exposto aos riscos? Para algumas pessoas não se trata de justificar os riscos, mas sim algo a que não podem evitar.


[mudar o tamanho dos icons - uma das muitas alterações possíveis com jailbreak]

Há pessoas que dependem do jailbreak para conseguirem configurar iPhones e tablets de forma a que fiquem aptos a ser utilizados por pessoas com necessidades especiais, fazendo alterações como colocar os icons em tamanho extra-grande, desactivar o eliminar de coisas, proteger pastas com passwords para impedir o acesso indevido, manter a ligação de dados permanente sem que possa ser desligada, etc. Tudo coisas que não se podem fazer num iPhone ou iPad "controlado" pela Apple.

Por muito que a Apple se esteja a esquivar à questão, parece-me inevitável que se está a chegar a um ponto em que também ela terá que abrir mão do controlo intransigente do seu iOS e, à semelhança do Android, passar a permitir que os utilizadores instalem apps de fora da App Store e, se assim o entenderem, fazerem alterações mais profundas que mexam com o sistema... obviamente, por sua conta e risco - mas um risco que não se poderá aceitar que fique fora do direito de escolha do consumidor / utilizador...

5 comentários:

  1. Penso que uma das coisas que mais gosto dos iphones é o facto de a comunidade jailbreak ter bastante suporte e a facilidade de encontrar o que se pretende e facilidade em aplicar essas mudanças (sendo que como em tudo às vezes estoura). O facto de estar tudo geralmente concentrado num local e não ser algo que o utilizador comum faça também o torna num alvo menos apetecível para aplicações maliciosas nestes repositórios mais conhecidos. Engraçado que muitas das funções que agora temos nos iphones foram inicialmente cultivadas aqui e só largos anos depois de terem popularidade aqui é que eram então implementadas nativamente nos iphones. Não sei até que ponto a Apple está disposta a fazer tal precedente e até que ponto isso não prejudicará a em lugar de beneficiar a comunidade jailbreak.
    Apenas uma ressalva: há uns anos era possível instalar aplicações que não fossem da appstore nem de fontes oficiais através do safari, era mais complexo mas era possível sem recorrer a jailbreak, não sei se tal funcionalidade ainda existe ou não. Existia também uma aplicação na appstore que permitia correr aplicações que não fossem ainda oficiais e que estivessem em desenvolvimento, o que naturalmente foi explorado também nalgumas situações

    ResponderEliminar
  2. Bom remédio... viva o Android!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva o Android, viva o IOS, viva o Benfica, viva o FCP... é pá, a vida está cheia de vivas, até de trolls...

      Eliminar
  3. A razão numero 1 destacada para alguém fazer jailrbeak nos dias de hoje é instalar aplicações sem as pagar. Roubar, portanto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso foi no início. E, aliás, nem era preciso JB para isso, bastava um id de empresa (que instalam as suas apps aos seus trabalhadores), para se instalar o que se quisesse...
      No vizinho Android, nem é preciso nada para piratear... 👍

      Eliminar