2020/06/02

Chrome vai deixar guardar PDFs editados


Preencher PDFs com campos editáveis vai ser mais produtivo no Chrome, já que em breve passará a contar com uma opção para descarregar o ficheiro PDF preenchido.

Os documentos PDFs podem contar com campos que deverão ser preenchidos pelos utilizadores. No entanto, quem os preencher no Chrome e posteriormente tentar fazer o download do mesmo, terá a desagradável surpresa de descobrir que apenas descarregou o ficheiro PDF original, sem as coisas que preencheu. Mas felizmente isso parece estar prestes a mudar, com uma nova opção que dá aos utilizadores a possibilidade de descarregarem o ficheiro PDF editado.


A alternativa actual passa por fazer uma impressão do PDF preenchido a partir do Chrome, e seleccionar a opção gravar como PDF em vez de o enviar para uma impressora. Isso permite ficar com o ficheiro PDF com os dados que inserimos, mas perdendo a capacidade de os voltamos a editar caso seja necessário fazer alguma correcção - que terá que ser feita do início a partir do PDF original.

Infelizmente, a alteração ainda parece estar bastante distante de chegar a uma versão pública do Chrome, pelo que até lá, teremos que continuar a usar esta técnica alternativa.

1 comentário: