2020/06/04

Signal com ferramenta para esconder rostos


A app de comunicações encriptadas Signal acaba de ganhar uma nova ferramenta que facilita esconder rostos, tornando-a ainda mais apelativa para a situação que se passa nos EUA.

Nos EUA, as manifestações que têm sido feitas contra o racismo e brutalidade policial em resultado de mais uma morte de um afro-americano (George Floyd) às mãos da polícia, têm também mostrado como a comodidade digital de comunicar e partilhar essas actividades podem funcionar a favor das autoridades - que facilmente podem ter acesso a essas informações e imagens, e posteriormente perseguir as pessoas identificadas. Isso tem levado a um aumento substancial da utilização de apps que garantam uma maior privacidade, sendo a Signal uma das mais beneficiadas.

Agora, a Signal lança uma funcionalidade que permite esconder os rostos das fotos, que a tornará ainda mais interessante para todos os que quiserem garantir a privacidade das imagens que partilharem.


A funcionalidade está disponível nas versões para Android e iOS, e aplica o filtro automaticamente a todos os rostos que forem reconhecidos nas imagens. No caso de falhar algum, ou de haver mais algum elemento que seja conveniente esconder, poderemos seleccionar as áreas manualmente. Algo a ter em conta, já que muitas vezes poderão existir outros elementos identificativos, como roupa, tatuagens, automóveis, etc.~

No entanto, há também a questão de que, mesmo que um indivíduo tome estas precauções para não por outras pessoas em risco, nada evita que outras pessoas, ou câmaras de vigilância públicas, captem essas mesmas imagens e permitam a dita identificação. Por isso, os criadores da app Signal recomendam que se utilizem máscaras para dificultar a sua identificação, e que está a trabalhar nesse sentido, prometendo disponibilizar máscaras "anti-vigilância" em breve.

1 comentário:

  1. ficara mesmo embebido na foto ou fica so uma layer por cima? é que nesse caso era reversivel

    ResponderEliminar