2020/06/06

Tuya desaparece do IFTTT

A plataforma Tuya, utilizada por muitos "smart devices", como lâmpadas inteligentes, módulos de tomada e outros, deixou de estar presente no IFTTT, arruinando todas as automações feitas por essa via.

Frequentemente vemos aparelhos como módulos de tomada ou lâmpadas inteligentes de baixo custo que anunciam a sua capacidade de serem controladas via IFTTT, mas a grande maioria fazia-o através da plataforma Tuya. E desde o final do mês passado (Maio), a integração com a plataforma Tuya desapareceu do IFTTT.

A sua saída estará seguramente relacionada com as questões financeiras, já que a plataforma Tuya deveria ser uma das que mais "pesava" ao IFTTT; coisa que acaba por ser reforçada pelo facto de alguns fabricantes já começarem a falar que o acesso via IFTTT aos seus equipamentos só estará disponível para quem estiver disposto a pagar uma mensalidade. Uma opção algo infeliz, já que - se alguns até podiam estar dispostos a pagar uma mensalidade para terem todos os seus smart devices acessíveis via IFTTT, garantidamente não estarão dispostos a aceitar uma mensalidade para cada diferente marca / fabricante.

Com isto, os utilizadores dos dispositivos Tuya terão que procurar alternativas, que podem passar pela utilização da própria app Smartlife da Tuya, ou através da integração Google Assistant e Amazon Alexa. A Tuya também diz que irá encerrar / mudar o acesso via API, pelo que muitas outras apps e serviços poderão também deixar de funcionar.

... Mais um episódio que nos relembra os riscos de ficar demasiado dependentes de serviços externos, e que nos faz recomendar que, para efeitos de controlo dos smart devices em casa, convém que tudo seja mantido localmente o mais possível, e de preferência com sistemas open-source que não se arrisquem a desaparecer caso uma determina empresa encerre ao fim de alguns anos.


Actualização: A Tuya regressou ao IFTTT.

5 comentários:

  1. Carlos, que sistema destes é open source?

    ResponderEliminar
  2. há vários baseados em RPI.

    Mas há esse servidor que abraça várias tecnologias em ambiente local.
    Mesmo que a empresa vá a falência o que duvido.muito pela sua dimensão funciona se.pre bem localmente.

    https://www.se.com/ww/en/product/LSS100100/wiser-for-knx-logic-controller/

    ResponderEliminar
  3. Podem usar a APP Brilliant Smart. O único senão é terem de fazer reset a todos os aparelhos tuya para a nova APP. Paul Hibbert já falou disso num vídeo no YouTube.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Há alguma aplicação que funcione com as tomadas inteligentes BlitzWolf, relativamente ao consumo de energia em tempo real? É que na smartlife chegam a estar 6 horas com os mesmos valores, aquilo de tempo real tem pouco...

    ResponderEliminar