2020/06/30

Notícias do dia

Mac mini ARM já é mais veloz que o Surface Pro X; Google Photos desactiva backups de fotos do Facebook, WhatsApp e outras apps; referências no iOS 14 fazem acreditar que iPhone 12 Pro poderá gravar vídeo 4K a 120 e 240 fps; Amazon Prime Video com visionamento em grupo; e Índia proíbe TikTok e muitas outras apps chinesas, numa altura em que continuam as suspeitas de que estará a espiar muito mais que o "copy-paste".

Antes de passarmos às notícias, temos novo gadget da semana para oferecer: uma pen USB Kingstick de 64GB.

Cidadãos de Hong Kong eliminam redes sociais para escapar a novas leis chinesas



Enquanto no ocidente algumas pessoas vão sendo confrontadas com coisas que possam ter escrito há muitos anos nas redes sociais, em Hong Kong as preocupações atingem níveis mais preocupantes, com muitos cidadãos a preferirem jogar pelo seguro e eliminarem as suas contas nas redes sociais, para se precaverem com a entrada em vigor de novas leis de segurança impostas por Pequim.

Se pode ser chato que uma piada fora de contexto, dita há anos atrás, possa lançar uma sombra sobre a reputação de uma pessoa; muito pior será recear que tudo o que alguma vez disse possa ser escrutinado pelo governo e lhe possa valer uma estadia forçada num "centro de reeducação". Infelizmente, a China parece estar a assumir-se cada vez mais como o exemplo que não se desejaria ter, de como se pode abusar da internet e das redes sociais para ter o máximo controlo sobre os cidadãos - embora de certa forma se possa argumentar que isso também é feito no ocidente, embora de forma mais dissimulada, com a propaganda e manipulação das redes sociais.


Facebook vai dar destaque a artigos originais no news feed



Depois de se ter intrometido no feed e começado a decidir o que os utilizadores deveriam ver ou não (ao ponto de nem sequer lhes apresentar as notícias das páginas que seguem - enquanto do outro lado vai pedindo constantemente que se pague para que essas notícias cheguem a essas pessoas), o Facebook diz que vai ajustar o seu algoritmo, para dar destaque a notícias originais em detrimento de notícias de origem duvidosa, que não indiquem os autores, e que normalmente resultam em títulos "click-bait" com o intuito de obterem popularidade e se disseminarem rapidamente pelas rede sociais.

... Teria sido tão simples evitar tudo isto: bastava não interferir com aquilo que os utilizadores vêem. Apresentava as notícias dos sites / páginas que seguissem, e pronto. Se fossem em demasia, caberia aos utilizadores fazerem a gestão do que quisessem seguir ou não.


Tuya regressa ao IFTTT



Depois de ter desaparecido no início do mês, para enorme frustração dos utilizadores, o IFTTT volta a contar com integração com a plataforma Tuya, utilizada por uma vasta gama de "smart devices", como lâmpadas inteligentes, smart switches, e muitos outros.

É uma boa notícia, mas que não faz esquecer este incidente que voltou a relembrar os riscos da dependência em serviços externos, que a qualquer momento podem desaparecer ou alterar as condições - para não falar de que também podem impossibilitar o controlo das nossas próprias casas na eventualidade de se perder a ligação à internet.


MS pode revelar nova Xbox mais económica em Agosto



A Microsoft poderá revelar em Agosto uma versão mais económica da Xbox Series X, que se poderá chamar Xbox Series S. Com hardware mais modesto, destinado a quem ficar satisfeito em jogar em resoluções Full HD (em vez de 4K), esta nova Xbox terá como grande vantagem um preço mais reduzido - que, eventualmente, até poderá acabar por adoptar um modelo de subscrição, em que se pague pelo acesso ao serviço Xbox Live / Game Pass, e a consola seja "oferecida" em troca de um período mínimo de fidelização.

Se for o caso, pode ser o início de um processo de transformação no universo das consolas de jogos, que na verdade já tem vindo a ser preparado ao longo dos últimos anos, precisamente por conta desses serviços com assinatura que se tornam quase imprescindíveis (ou pelo menos, bastante recomendados) para se tirar o máximo partido das consolas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)