2020/07/09

Microsoft Teams ganha modo "together" para videoconferências mais naturais


A pandemia do Covid-19 veio fazer com que os serviços de videoconferência se tornassem de uso regular para milhões de pessoas, e a Microsoft espera tornar o seu Teams mais apelativo para elas com novas funcionalidades, incluindo um modo "together" que as reúne num auditório virtual para uma experiência mais natural.

Enquanto alguns vão investindo na parte das capacidades de edição em directo para permitir fazer apresentações ao estilo de noticiários, no caso da Microsoft o objectivo tem sido o de tornar o Teams mais natural.

O novo Together mode do Teams substitui o habitual ecrã repleto de pequenas janelas com o rosto dos participantes por um auditório virtual onde os bustos dos participantes aparecem em cada lugar. Pode parecer uma mera curiosidade, mas a MS diz que os resultados demonstraram que este modo reduz o nível de stress dos participantes, aproximando-se de uma experiência física de apresentação tradicional, e com a vantagem de cada participante se manter num lugar fixo e promover uma maior interacção visual.

Mas as novidades não se ficam por aí. O Teams passa a contar com novos modos de visualização, incluindo modos de visualização dinâmica que permitem uma maior versatilidade na apresentação dos participantes, e até a possibilidade de fazer sub-divisão em grupos mais pequenos para que videoconferências com grande número de participantes possam ser melhor geridas.




E à semelhança de outros serviços, também o Teams vai passar a contar com efeitos, não para efeitos de diversão mas sim para optimizar a qualidade de imagem, fazendo coisas como o ajuste de luminosidade do participante e a possibilidade de desfocar a imagem de fundo para evitar distracções.


Depois há ainda a possibilidade de reagir ao que está a ser apresentado via emojis, transcrição em directo com atribuição ao participante respectivo, apresentação de mensagens em chat bubbles directamente na imagem para que não seja necessário ir a uma janela separada para seguir as mensagens escritas, e muito mais.

Com tudo o que de mal o Covid-19 tem, pelo menos podemos agradecer o efeito secundário que teve a nível da promoção do tele-trabalho e melhorias dos serviços de videoconferência, obrigando a fazer numa questão de meses aquilo que provavelmente não iria ser feito durante anos.

4 comentários:

  1. Tanta nova feature...mas fazer um simples reply em chat ainda não é possível em desktop :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. +1
      eheheh simples...mas aparentemente não tão simples :)

      Eliminar
    2. +1
      isso e adicionar a opçao de fazer "pop-out" da janela da chamada, pelo menos ja deixa fazer das que nao sao de chamada.

      Eliminar
    3. Amen brother!
      Na empresa continua-se a usar mais os group chats do que os teams, por estarem ligados à AD, e não ter um reply/quote na app desktop (na mobile tem mas nem tem um link para a quote original) é muito frustrante mesmo!

      Eliminar