2020/08/03

Apple encerra Dark Sky para Android


Tal como prometido após ser adquirida pela Apple, e depois de uma extensão do prazo, a app Dark Sky deixa de funcionar nos smartphones Android.

A app Dark Sky ganhou popularidade logo desde a sua origem como projecto do Kickstarter em 2015 (na altura com o objectivo de atingir um valor de apenas 35 mil dólares), propondo a utilização dos sensores dos próprios smartphones para obter dados que permitissem criar previsões do estado do tempo mais acertadas, tanto na escala temporal como na escala geográfica "hiper-local". Uma popularidade que não passou despercebida à Apple, que decidiu apanhá-los para os tornar num exclusivo para as suas próprias plataformas - desapontando todos os utilizadores e subscritores da app Dark Sky para Android.

Desde 1 de Agosto que o Dark Sky para Android apresenta a indicação que foi encerrado, não apresentando qualquer informação de temperatura ou estado do tempo; referindo também que as subscrições serão canceladas e os utilizadores reembolsados.

Por agora ainda é possível aceder às previsões através do site, mas também isso irá ser encerrado, embora ainda sem data concreta anunciada. Poderá ser uma forma dos antigos utilizadores ainda terem acesso ao serviço - mas o melhor será considerarem usar um serviço alternativo, como o AccuWeather, que até ganhou recentemente previsões minuto a minuto como as que foram popularizadas pelo Dark Sky.


Actualização: Embora não deva durar muito, há um developer que criou uma versão modificada Darker Sky que continua a funcionar em Android.

3 comentários:

  1. Veja esta: é fantástica.https://play.google.com/store/apps/details?id=com.weawow
    E pode escolher entre vários fornecedores de dados meteorológicos.
    (já experimentei várias incluindo a AccuWeather)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa sugestão. Pessoalmente, chega-me o tempo dado pelo próprio Google Assistant (metendo-se o atalho para o mesmo no home screen). :)

      Eliminar
  2. Estamos num mundo livre, mas este tipo de jogadas são vergonhosas.
    Comprar um serviço e forçar a que este deixe de funcionar nas plataformas concorrentes.. Olhem se a Alphabet se sentisse picada e iniciasse uma vaga de aquisições e daqui a 2 anos, não só tínhamos de ficar restritos à plataforma, mas também aos serviços disponibilizados.
    Aposto que os utilizadores de iOS iam adorar só conseguir aceder aos serviços Google (maps, YouTube, Gmail, etc...) Por uma versão web rasca.

    ResponderEliminar