2020/08/13

Utilizadores chineses abdicam do iPhone se não tiver WeChat


A velha questão da importância do hardware vs software poderá ser posta à prova com a aguardada remoção do WeChat da App Store, sendo que isso eliminaria por completo os iPhone das opções dos utilizadores na China.

Donald Trump ameaçou com o bloqueio do TikTok e WeChat em Setembro, por agora ainda não se sabendo se isso será uma exigência feita apenas para o território nos EUA, ou se, à semelhança do que tem feito com a Huawei, irá impedir que esses serviços estejam presentes ou relacionados com qualquer serviço de empresas norte-americanas, o que significaria que a Apple teria que o remover da sua App Store, até mesmo na China.

Essa perspectiva já fez com os analistas fizessem as estimativas sobre o impacto que isso poderia ter na venda de iPhones, podendo representar uma quebra de 30% na venda de iPhones a nível global, e que é validada por um inquérito feito na China, em que mais de 1 milhão de utilizadores disseram de forma bastante expressiva (95%) que optariam por abandonar os iPhones se não puderem utilizar o WeChat.

É a demonstração clara que o valor de um smartphone está intrinsecamente ligado às apps que tem, e são as apps a ser mais valorizadas. Um fenómeno que também já se fez sentir com a Huawei no ocidente, desde que deixou de poder ter acesso oficial aos serviços e apps da Google.


Curiosamente, a Apple tem uma saída bastante airosa para esta questão, que poderia resolver vários dos problemas que enfrenta de uma só vez: bastaria, à semelhança do que acontece no Android, permitir a instalação de apps de fontes externas à App Store. Assim, mesmo que Trump ordenasse a remoção da app, os utilizadores na China poderiam continuar a utilizá-la, e ao mesmo tempo dava resposta às exigência na Rússia e aos processos que estão em curso na Europa, quanto ao abuso de posição dominante na App Store.

Seria bastante irónico que, na sua missão de bloquear o acesso às apps chinesas, acabasse por ser Donald Trump a levar ao processo de abertura do iOS e App Store a todas as apps!

4 comentários:

  1. Iphone é simbolo de luxo, e os chineses... gostam de mostrar mais que ninguém. Acham mesmo que vão trocar o iphone por um samsung/xiaomi/oneplus? Eu digo que não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah Sim, o expert em tecnologia e sociedade chinesa, que provavelmente não sabe o que é wechat e que provavelmente nunca esteve em china ou relacionamentos serios com chineses a dar a sua opinião sobre chineses

      Eliminar
    2. Nao disse isto como um expert, apenas vejo difícil abolirem um aparelho que apesar de ser util, representa mais que isso, quase como um símbolo de moda. Mas foi um bom ataque questionar toda a minha sabedoria relativamente a este assunto :/

      Eliminar
    3. Eu concordo com a opinião do primeiro comentário. Até porque apesar de não ser nenhum perito em tecnologia estou bastante familiarizado com os chineses no seu próprio país. A verdade é que nunca vi tanta gente com iPhones como andando pelas ruas de Shangai!

      Eliminar