2020/09/10

Evento da Apple destaca realidade aumentada


A Apple oficializou um evento para 15 de Setembro, e parece que a sua tagline terá sido mal interpretada e afinal também incluirá os novos iPhone 12, a avaliar pelo easter egg em realidade aumentada do seu convite.

Clicando-se no icon estilizado de uma maçã que ilustra este evento na página de eventos da Apple, usando um iPhone ou iPad, somos levados para uma visualizador em realidade aumentada que nos revela um icon animado que se transforma na data do evento.


Este destaque feito à realidade aumentada permite dar uma nova interpretação à descrição "Time Flies" que anteriormente tinha sido associada a um evento com destaque nos novos Apple Watches. É que este Time Flies passa a encaixar muito melhor num sensor "Time of Flight" / LIDAR, como o que foi estreado no último iPad Pro, e que agora se espera que seja aplicado também nos iPhone 12 Pro (embora ainda haja dúvidas sobre se será aplicado em ambos ou apenas no modelo de maiores dimensões).

A estratégia de aposta na realidade aumentada feita pela Apple tem tido excelentes resultados - tendo obrigado a Google a repensar toda a sua estratégia nesta área, levando ao abandono do projecto Tango e replicação (ARCore) do que a Apple fez com o ARKit, que facilitou o acesso à realidade aumentada em milhões de smartphones já nas mãos dos utilizadores. Este destaque ao LIDAR do iPhone 12 será também uma potencial jogada estratégica, pois servirá de preparação para os futuros óculos de realidade aumentada que se espera que venha a lançar daqui por um par de anos, e que irá usufruir de tudo o que for sendo feito nesta altura para estes novos iPhone 12.

Actualização: Afinal não. O evento foi mesmo só com o Apple Watch e novos iPads.

1 comentário:

  1. Um "easter egg".
    Que no evento se vai falar de realidade aumentada, vai.
    Só num iPad Pro? Mas o interesse não é demonstrar as capacidades do iOS 12 na realidade aumentada?
    Também vou pelo dia 15 incluir o iPhone 12.

    ResponderEliminar