2020/09/03

Viagem Tesla Porto-Loulé - possível, mas com calma


Alguns membros do Tesla Club Portugal fizeram uma viagem Porto-Loulé para avaliar a autonomia e desempenho dos seus Tesla, e agora temos os resultados.

Actualmente, num Tesla, a questão da autonomia não é nada mais que um mito; já que facilmente se pode percorrer a distância que muito bem se entender, mediante paragens nos postos Supercharger, cuja rede tem vindo a ser progressivamente melhorada ao longo dos anos. No entanto, desta vez o que estava a ser posto à prova era se a autonomia anunciada poderia ser atingida em circunstâncias reais, e daí o percurso Porto Tesla - com cerca de 540 km, bastante próximo da autonomia anunciada de 560 km do Tesla Model 3 Long Range.

Os resultados foram os seguintes:


Há no entanto algumas considerações, já que houve alguns percalços pelo caminho, e um dos Model 3 teve, na fase final, que ir a fazer "cone de ar" para um Model X que estava em vias de não conseguir chegar ao destino.

De qualquer forma, pegando apenas nos resultados desse mesmo Model 3 (HAL), que acabou por ser o que se revelou mais eficiente, ao atingir uma média de 6.33 km por cada 1% de bateria, podemos retirar alguns dados interessantes:


O carro começou por manter uma média de 85 km/h, depois aumentando progressivamente até aos 90 km/h, tendo mais tarde entrado em ritmo reduzido de 70 km/h para assistir o Model X.

Estas variações permitem-nos fazer umas médias de consumo por velocidade:
  • a 85 km/h - 6.54 km/%
  • a 90 km/h - 5.16 km/%
  • a 70 km/h - 8.50 km/%
Mesmo servindo apenas como referência aproximada, dá-nos uma ideia do tipo de diferença na autonomia que até uns meros 5 km/h podem fazer. De 70km/h para 85km/h temos um impacto de 23% nos consumos; ao aumentar de 85km/h para 90km/h somos penalizados em mais 21%. (Será interessante comparar com o impacto que terá seguir a 100k/h e 120km/h - vou ter que chatear alguém com um Tesla para fazer uma medições! ;)

Posto de outra forma, com base nestas médias, quem tiver o pé mais levezinho e aceitar fazer uma viagem a 85 km/h poderia, teoricamente, percorrer mais de 650 km; mas ao acelerar para os 90 km/h esse valor já se reduziria para os 516km. Já quem for a 70 km/h, então deveria conseguir atingir uns impressionantes 850km, o que fica em linha com os valores de quase 1000km atingidos a velocidades ainda mais reduzidas.

26 comentários:

  1. Essas extrapolações finais carecem de afinação. O meu carro fez média global de >91 km/h e após 537 km ainda tinha 6% de bateria, um pedaco mais do que o descrito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "... servindo apenas como referência aproximada..."

      Eliminar
  2. Faço notar dois factores que podem alterar muito estes dados: as viagens Norte-Sul em Portugal são geralmente mais económicas em combustível do que Sul-Norte por efeitos do vento predominante; a viagem em auto-estrada pode ser penalizadora comparada com estrada à mesma velocidade média, devido à menor regeneração resultante de travagens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essesn6% não contam porque vão ser perdidos ao longo do uso e dos anos ou KMS

      Eliminar
    2. Mais um especialista de sofá, era melhor quando se dedicavam ao futebol.

      Eliminar
  3. Sou só eu a achar que,
    fazer 500km a 70/90 KmH,
    é completamente irrealista ?!

    Querem fazer testes, façamos testes reais para o dia-a-dia, para uma utilização normal.

    Ou seja, quem tiver de fazer este trajeto,
    provavelmente fa-lo-á muito provavelmente a 120/140.

    Façam lá esse teste 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse teste não é necessário porque já é rotina. Basta parar para reabastecer 15 ou 20 minutos enquanto se toma um café num supercarregador da Tesla.

      Eliminar
  4. Pois a essa velocidade o meu Hyundai Kauai faz 580km... a 120 em autoestrada faz 350 km. a 130 cerca de 310. Parece-me que dá um baile aos Teslas...Quando vejo Teslas na autoestrada, normalmente é porque estou a ultrapassá-los. Custam 25.000€ a mais e andam menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois carregas a 50kwh a pagar bem e os Teslas carregam agora 150kwh alguns de borla para sempre

      Eliminar
  5. Nenhum desses carros acima descritos chega aos calcanhares do Hyundai Kauai a essas velocidades faz mais de 7km/kW/h. Em teste real em autoestrada a 120 tanto o DS3 eTense como o Peugeot e2008 têm consumos reais 40 a 50% superiores ao Hyundai. A nível da regeneração a diferença é ainda mais flagrante. O Ioniq consegue ser ainda mais eficiente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se simular a ida Porto - Loulé na aplicação ABRP num Kauai 64kWh demora 6h41m vs 5h48m para um Tesla Model 3 LR AWD...
      Se calhar é por opção que vão mais devagar.

      Quanto à eficiência penso que fazem mais ou menos jogo igual https://ev-database.org/compare/efficiency-electric-vehicle-most-efficient

      Eliminar
  6. Quanto aos teste evocados o vento conta, mas conta mais o desnível do terreno % de inclinação média do percurso. Assim exemplifico: entre a Marinha Grande e Leiria o carro consome 8kw/h/100km de média. No sentido contrário consome 16kw. Na realidade a média a considerar nesse percurso são 12kw.

    ResponderEliminar
  7. Seria portanto indispensável terem efectuado o teste no mesmo percurso sob as mesmas condições de temperatura mas no sentido sul norte e veriam que o consumo seria mais elevado. A média dos dois percursos é que ditaria o verdadeiro consumo....

    ResponderEliminar
  8. Excelente teste que dá uma ideia real comprovada. Falta agora apenas um teste idêntico a velocidades "normais" na ordem dos 130/140 kmh e com algumas acelerações para ultrapassagem pelo meio. Era óptimo pois mostrava os dois mundos.
    Abraço e bom trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é possível fazer um teste a essa velocidade se em Portugal o limite é 120 km/h?

      Eliminar
    2. fazer uma viagem destas ou até bastante menor a 120, ninguem faz !

      querem comprovar isso ?
      viagem a 120 e vejam qts carros conseguem ultrapassar...

      já para não falar, a paciencia que é fazer 500km (ou 250km) a 120...

      já agora,
      porque é que é 120KmH e não... sei lá.. 180 Kmh ?

      Eliminar
    3. Basta haver um carro branco, com luzes no topo e fitas reflectoras, com dois agentes lá dentro, e de repente tens toda uma fila de carros com bastante paciência. ;P

      Eliminar
  9. Conclusão: no mundo real os veículos testados não têm autonomia para fazer a viagem sem carregamentos e em segurança. Ponto final. Cone de ar? Que perigo... Era mais seguro chamar um reboque.
    Seria mais interessante e mais seguro fazer a viagem com pelo menos 1 carregamento (6 horas de viagem implicam afinal 2 paragens) e avaliar a disponibilidade e o tempo de paragem no mundo real para carrregamento, num dia de Agosto (de preferência ao fds).
    Assim talvez convencessem os mais cépticos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já foi referido noutros comentários, não foi esse o intuito desse teste. Há muito que, nas circunstâncias reais, não há qualquer problema a fazer a viagem a 120Km/h ou qualquer outra velocidade superior que se deseje, parando 20 ou 30 minutos para carregar a meio da viagem - essa é a situação real.
      Neste caso, o objectivo era fazer a viagem de uma só vez, sem recarregar.

      Eliminar
    2. Eu já fui até Porto - Sagres com um Tesla Model 3 Performance com 5 pessoas a velocidade superior, obviamente parei em Alcácer a carregar e a descansar.
      A ideia deste teste do qual não pude participar por estar retido numa questão familiar foi ir até ao Supercharger inaugurá-lo

      Eliminar
    3. "Há muito que, nas circunstâncias reais, não há qualquer problema a fazer a viagem (...) parando 20 ou 30 minutos para carregar a meio da viagem"
      Não há problema? De certeza? Gostava de ouvir relatos das pessoas que fizeram essa viagem a 15 ou 16 de Agosto e saber quanto tempo esperaram de facto nos postos de carregamento. Se calhar correu bem, não estou a dizer o contrário. Tenho mesmo é curiosidade em saber...

      Eliminar
    4. acho que eu fiz nessa altura a viagem e na verdade o SuC em Alcácer do Sal foi abaixo, mas tb resolveram o problema rápido, como também existe outro em Montemor Novo e quem queria podia fazer um pequeno desvio... Normalmente mesmo quando há filas no SuC isso não é mt preocupante pk nunca se espera muito tempo ... Uma vez correu nós mal mas do resto sempre corre bem :)

      Eliminar
  10. É por este tipo de logística que despachei o meu Model S. Prefiro fazer essa viagem a 120-140Km/h e sem paragens. Além de não ter paciência para esperar pelos carregamentos em viagem, comecei a sofrer de ansiedade por causa da autonomia e tempo de carregamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devias ser preso fazer viagens a cima de 400kms sem para para descansar.

      Eliminar
    2. É uma pena a sua decisão não ter ultrapassado a esfera do seu interesse.

      Eliminar