2020/09/21

YouTube bloqueia Picture-in-Picture no iOS 14 para contas gratuitas


Como se já não fosse suficientemente ridículo não podermos ouvir músicas em background no YouTube, a coisa torna-se ainda mais ridícula com o bloqueio da funcionalidade Picture-in-Picture no iOS 14 a não ser que se tenha uma conta YouTube Premium.

A táctica da Google relativamente a músicas no YouTube é a de que apenas podem ser ouvidas se também estiver a ser exibida imagem; daí não sendo possível ouvir músicas em background, ou fazer o cast do som para colunas (só para dispositivos que tenham ecrã). Mas agora o YouTube avança para um novo nível de frustração dos seus utilizadores com iPhones.

Com o iOS 14 a Apple implementou a possibilidade do vídeo ser visto numa janela flutuante - o chamado modo Picture-in-Picture - mas agora o YouTube impediu deliberadamente que os vídeos vistos através do site mobile no Safari possam ser vistos em janela flutuante... a não ser que sejam subscritores do serviço YouTube Premium!



Seria de esperar que a funcionalidade de ver o vídeo em modo PiP seria transversal a qualquer vídeo, sendo uma funcionalidade do sistema e não de cada vídeo em si. Ao restringir essa funcionalidade apenas a clientes pagantes, temos um péssimo precedente, que me parece funcionar mais como motivo para não aderir ao YouTube Premium do que a seu favor.

P.S. De notar que isto não afecta vídeos do YouTube vistos noutros sites. Pelo menos, por enquanto.

Actualização: Modo Picture-in-Picture regressou ao iOS 14.

5 comentários:

  1. ja tenho isto desde o ios 13 e a funcionar com a app do youtube <.<

    ResponderEliminar
  2. O youtube com dupla e tripla publicidade e com as sucessivas limitações vai fazer com que surjam serviços alternativos (e bem) e começar a perder clientes. Eu seria um deles....

    ResponderEliminar
  3. Ou seja, está a manter o comportamento que já existe desde 2017 quando o Android introduzir essa funcionalidade, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PiP que eu saiba tambem nao funciona no Youtube em Android, so se fores pagante...

      Eliminar