2020/10/07

Apple marca evento para 13 de Outubro


A Apple avança finalmente com a data para mais um evento, que desta vez se espera ser dedicado aos iPhone 12, para dia 13 de Outubro.

Depois do evento de 15 de Setembro, que ainda se suspeitava que pudesse incluir os iPhones 12 devido às referências a realidade aumentada - que depois não vieram a dar em nada - e que se limitou à apresentação do novo Apple Watch e novos iPads; eis que chega novo evento, que desta vez se considera que garantidamente irá ser referente aos novos iPhones.

O convite não faz alusão directa aos iPhones, nem a qualquer outro equipamento da Apple, referindo apenas como mote "Hi, Speed". Uma alusão a velocidade acelerada que poderá ser interpretada como sendo relativa ao novo chip A14, que os testes indicam que será 20% mais rápido que o A13, ou - suspeito eu - referente às novas velocidades aceleradas do 5G; embora, como muito bem se saiba, as prometidas velocidades teóricas estão longe de serem obtidas em situações práticas no mundo real: e basta ver como nem sequer as velocidades máximas do 4G são atingidas.

Para esta geração esperam-se quatro iPhones, divididos pela gama normal e Pro, e em dois tamanhos cada, incluindo um iPhone 12 "mini". Segundo os rumores, os modelos normais poderão ser disponibilizados quase de imediato, mas os modelos Pro poderão ficar disponíveis apenas daqui por mais algumas semanas.

Actualização: Já apresentou os iPhone 12 e HomePod mini.

6 comentários:

  1. É pah, Carlos, qual vais comrpar? Temos andado em sintonia nos ultimos anos, nexus5, iPhone SE, Huawei P20 Pro (com inchaço na bateria desde o inicio da pandemia e tudo xD Esta na hora de trocar)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O design (esperado) deste até me atrai bastante (nunca fui fã dos designs arredondados), assim como o A14; mas por outro lado, ser o primeiro modelo 5G, e a eventual ausência dos 120Hz são grandes "travões" que me fazem ficar mais virado para o adiar por mais um ano.
      Se realmente vier com 120Hz, será um grande incentivo a considerar o 12 Pro.

      Eliminar
  2. Não tenho a certeza que o iPhone 12 traga o "novo chip A14 [do iPad Air 4, lançado recentemente], que os testes indicam que será 20% mais rápido que o A13".
    Em 2019:
    - O iPad Air 3 foi lançado com o A12
    - o iPhone 11 foi lançado com o A13.
    Em 2020
    - o iPad Air 4 foi lançado com o A14, 20% mais rápido que o A13 e 40% mais rápido que o anterior iPad Air, com A12 (à volta de 50% em multi-core)
    - iPhone 12 - que toda a gente diz que vai ser lançado também com o A14. Mas por que é que não há de ter o A15? Por que é que há de ter o processador do iPad Air 4? A Apple desenha os seus próprios processadores - não +e capaz de criar um para iPad e outro para iPhone no mesmo ano?
    O "Olá, velocidade" pode muito bem ser a do processador (A15) e não do 5G - até porque nem todas as versões serão 5G ou, pelo menos, 5G mmWave.
    Por que é que se faria um evento em que se destacava a "speed" de parte dos iPhones - os que tivessem 5G? Não, é mesmo a "speed" do processador, 40% a 50% mais rápido do que a do anterior iPhone.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O A14 utiliza o expoente máximo da tecnologia disponível actualmente (primeiro chip de grande volume a ser feito em 5nm). Não me parece que a Apple se aventurasse num A15 tão em cima do A14.

      Além do mais, não te esqueças que, se não tivessem havido atrasos, o iPhone 12 teria sido apresentado a par do iPads ou antes.

      Eliminar
    2. Um SoC é CPU + GPU + umas coisas mais.
      A combinação CPU/GPU não precisa de ser igual no iPad e no iPhone.
      A tecnologia de 5nm tanto dá para para um A14 como para um A15 e quem faz o 14 faz o 15.
      Um evento para destacar: "Olhem, este modelo de iPhone já tem 5G mmWave (mas estes não)" ... não me parece. Só se todos tiverem.

      Eliminar
    3. https://www.gsmarena.com/antutu_scores_suggest_iphone_12_chipset_is_downclocked_gpu_is_slower_than_on_the_11series-news-45835.php

      Eliminar