2020/09/22

iPhone 12 mais pequeno será iPhone 12 mini


Parece que este ano a Apple irá fazer uma ligeira remodelação na designação dos iPhone 12 para simplificar a nova gama, com o modelo mais pequeno a passar a iPhone 12 mini.

A Apple ainda nem sequer revelou a data para o evento de apresentação dos novos iPhones 12, mas parece estar mais que certo que este ano iremos ter quatro iPhones, divididos por três tamanhos de ecrã: 5.4", 6.1" e 6.7". Sendo que dois deles serão da gama "normal", com tamanho de 5.4" e 6.1", e dois da gama Pro, com 6.1" e 6.7"

Mas em vez da Apple optar por um iPhone 12 e iPhone 12 Max, e iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max, a Apple parece que irá optar por uma designação que evita a confusão de múltiplos Max com tamanhos diferenciados; em vez disso optando por chamar o modelo mais pequeno de iPhone 12 mini.



Se este rumor se confirmar, a gama dos iPhone 12 ficará alinhada como: iPhone 12 mini (5.4"), iPhone 12 (6.1"), iPhone 12 Pro (6.1") e iPhone 12 Pro Max (6.7"). Parece-me um alinhamento de mais fácil percepção e que evitará confusões; embora seja assunto para discussão se um iPhone de 5.4" merecerá ser chamado de "mini". Mas, tendo em conta os tamanhos que passaram a ser considerados "normais" nos smartphones nos últimos anos, teremos que dar uma certa latitude.

12 comentários:

  1. Muito bom o de 5.4"! Se tiver o ecrã a ocupar a (quase) totalidade, será uma opção a considerar.
    Ando farto de "tijolos" no bolso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um passo no bom sentido, mas o ideal seria manter todas as demais características (câmaras, etc) dos modelos Pro.

      Eliminar
    2. Aparentemente, o Mini terá dimensões mais pequenas que o SE actual, aproveitando o facto de ser em ecrã completo. Assim, que me lembre, a Apple, será a única marca a vender um smartphone de gama alta de tamanho reduzido em 2020, desde o fim da gama Xperia Compact da Sony, há 3 ou 4 anos. Boas notícias para quem está farto de andar uma tábua de cortar carne no bolso.

      Eliminar
    3. Sim, ficará entre o SE antigo e o SE novo.
      Tens imagem aqui.

      Eliminar
    4. Eu que não sou nenhum funboy também estou a ter em consideração comprar 1 apenas pelo tamanho.

      Eliminar
    5. Isso mesmo Carlos, obrigado!
      Não sei onde é que as marcas andam com a cabeça, hoje assistimos ao ridículo(para mim pelo menos), de ecrãs com quase 7 polegadas nos Android e Iphone topo de gama, numa vertigem de ir esticando os ecrãs e o tamanho dos smartphones a cada geração, quando o que muita gente queria eram apenas as mesmas dimensões dos modelos de há 5 ou 6 anos, mas com um ecrã sem margens.

      Eliminar
    6. Se este iPhone de 5.4" for bem sucedido, pode ser que reavive o interesse nos modelos "all-screeen" mais compactos.

      Eliminar
  2. Comecei por achar estranho, “mini” parece coisa para miúdos.
    Mas “mini” é “mini” em muitas línguas, é fácil passar o nome e o conceito. Pode ser.

    ResponderEliminar
  3. Pena o preço, o refresh rate a 60hz, o notch gigante (que no mini deve ficar um espetáculo), a não oferta de 5G...
    Para uma empresa top (que o é), há anos que só "inova" atrás dos outros.
    Para bolsas pequenas,uma boa compra de um iPhone é comprar um modelo de ano anterior.
    O meu filho,"preso" ao universo Apple com tablet, smartphone e smartwatch, não quer/pode mudar para Android, mas queria trocar o seu iPhone 7, que o tem desde 2016.
    Conseguiu vendê-lo no olx por 175€ e eu consegui-lhe um iPhone XS/256gb em muito bom estado (A), com a bateria a 90% por 410£/445€ no eBay, a um vendedor particular (não refurbished).
    Tem telemóvel para mais 4 anos a um preço razoável/racional. :)

    ResponderEliminar
  4. Fiquei bastante desiludido com o iPhoneSE 2020 por causa do tamanho, mas principalmente pelo ecrã.
    Se o iPhone 12 realmente sair com uma versão 5.4" com um ecrã total (ou quase), vou certamente finalmente actualizar do meu Se original que adoro. Também tou farto de ter tijolos para poder ter um equipamento com boas características técnicas.

    ResponderEliminar