2020/10/21

Disney+ chega aos 15% em Portugal

Um mês após a estreia do Disney+ em Portugal, o serviço atinge já 15% do mercado do streaming, aproximando-se da HBO.

Segundo dados da JustWatch, o mercado de streaming em Portugal continua a ser liderado pela Netflix com 26%, seguindo pelo Prime Video da Amazon com 20%, e HBO com 17%. No entanto, a adesão ao Disney+ permitiu que o serviço estreante já chegasse aos 15% em apenas um mês, e com a chegada iminente da segunda temporada de The Mandalorian a poder contribuir para um aumento nos próximos meses.

São resultados francamente melhores do que estava à espera, especialmente tendo em conta que o mercado está em ponto de saturação quanto aos serviços de streaming que está disposto a pagar. Um serviço, aceita-se; dois serviços, tolera-se; mas três, quatro, ou cinco, e já começam a fazer com que muitos potenciais clientes comecem a reconsiderar o recursos às alternativas "não oficiais" que poderiam ter usado nos tempos pré-streaming.

Também por isso vai proliferando a partilha de contas entre familiares e amigos, que fazem com que o custo dos serviços de streaming se torne bastante mais apelativo - e que, pelo menos por agora, não têm sido perseguidos pelos serviços, ao contrário dos abusos dos períodos gratuitos, que já levaram a que a Netflix abandonasse essa prática.

8 comentários:

  1. HBO e Fox play não são inflacionadas pelas ofertas da Vodafone? Nunca uso o Fox play, por exemplo, mas devo contar como subscritor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ranking é com base no "interesse" dos utilizadores, deverá estar imune a quem tem um serviço mas nem o utiliza. :)

      Eliminar
    2. A Disney teve uma excelente campanha de adesão em Portugal, e é natural que atinja em breve o segundo lugar, e talvez até mais tarde o primeiro, se mantiver os preços baixos.
      O que me parece ultra-inflacionado é o serviço da Amazon, que só está disponível em Português de Portugal desde o início do ano. Não acredito nem por um segundo que seja a 2ª maior no nosso país.
      Algum de vocês usa ou conhece alguém que usa?
      Vejam só a visibilidade que a Netflix e a HBO têm nas notícias e na publicidade, e na quantidade de séries das duas que são comentadas em redes sociais e afins, em comparação com as da Amazon, que são quase zero.
      A única explicação que encontro para esses números são os subscritores do Amazon Prime, que se forem como eu, nunca chegam a usar o serviço de Streaming deles.

      Eliminar
    3. Nem correspondem a realidade estes resultados, a marktest fez um estudo a poucos meses e como é obvio a HBO aparece em segundo lugar no numero de assinantes como não poderia deixar de ser.. a disney na altura não era abrangida mas de certeza que já ultrapassou o amazon prime.

      Eliminar
    4. https://www.marktest.com/wap/a/n/id~262d.aspx

      Eliminar
  2. Retirando o conteúdo antigo para as crianças, a Disney+ deixa muito a desejar...

    ResponderEliminar
  3. fico admirado e com o market share do amazon prime

    ResponderEliminar
  4. O Amazon Prime deve ser da malta que é prime pelas compras, mesmo sermos completamente ignorados em Portugal pela Amazon é surpreendente ... O HBO pela Vodafone.. Eu tirando o Prime e o HBO tenho partilhado o resto... O Disney é para os miúdos e vale cada € nesse ponto de vista..

    ResponderEliminar