2020/10/16

Google Chat gratuito para suceder ao Hangouts

A Google revelou mais detalhes sobre como planeia fazer a transição do Hangouts para o Google Chat, mas sendo pouco provável que nesta altura ainda haja quem esteja disposto a confiar na Google.

Não há fim à vista para o apocalipse nos serviços de mensagens da Google. Depois de ter tudo (bem) integrado no Hangouts, a Google tem percorrido um caminho incompreensível em que, ora separa serviços, ora volta a juntá-los, ora são a pagar, ora passam a ser gratuitos. Tal como aconteceu com o Google Meet, que inicialmente era só para clientes pagantes, mas passou a ser gratuito - e chegando ao cúmulo de até ser impingido dentro da app do Gmail! - agora o mesmo volta a acontecer para as mensagens.

As intenções iniciais da Google era que a parte das mensagens do Hangouts passasse a ser feita através do Messages (que usa SMS / RCS), com o serviço Google Chat de mensagens a ficar disponível apenas para clientes G Suite (que agora passou a Google Workspace). Mas mais uma vez a Google volta a mudar de ideias, e diz agora que afinal o Google Chat também irá ficar disponível gratuitamente para todos.

Facilmente se pode antever no que isto vai dar. Daqui por mais uns meses, a Google estará a integrar o Google Chat no Gmail, tal como fez com o Google Meet; e depois não irá demorar muito mais até alguém por lá se lembrar que se calhar fará mais sentido voltar a ter, mensagens de texto, voz e vídeo, tudo numa única app! Quem sabe, talvez até já se tenham esquecido e achem que "Hangouts" seria um bom nome para isso.

Infelizmente, com todas estas novelas, o resultado prático foi afugentarem todos os que ainda se mantinham fiéis ao Hangouts. E nesta altura, não estou a imaginar que alguém esteja disposto a abandonar as alternativas que entretanto encontrou, para voltar a ficar a mercê da completa falta de rumo da Google nesta área.

6 comentários:

  1. Mais um pouco e ressuscitam o Google Wave (ou o Buzz).

    ResponderEliminar
  2. Perdi-me a ler esta explicação. A saga das apps de mensagens da Google dava um infographic engraçado.

    ResponderEliminar
  3. O problema é haver muitas opções e serem praticamente todas incompativeis entre elas, pois o que nós vamos ter de usar não é o que gostariamos de usar mas sim o que os outros usam... a nossa sorte é os smartphones serem suficientemente flexiveis e permitirem-nos instalar um cliente para cada uma dessas plataformas, já imaginaram ter em casa um telefone fixo que só falava para a rede PT, outro que só falava para a Vodafone e outro que só falava para a NOS, e algumas outras pessoas nunca seria possivel contactar...
    Quando isto começou gostava muito do ICQ, penso que tb não havia muito mais IM's mas quando a malta nova começou a entrar no mundo da Internet começou a usar outras coisas (msn e etc) e hoje em dia penso que já ninguem (que eu conheça) usa o ICQ.
    Em termos de potencial, nunca vi nada tão futurista como o Google Wave, tive muita pena de a Google nao ter dado continuidade, mas dizem que a culpa foi das pessoas que nao o usavam (à semelhança do Google Plus).
    Imagino que num mundo ideal todas as grandes (e pequenas) empresas tecnologicas contribuiriam para uma plataforma única standard de comunicação com mensagens instantaneas que à semelhança do e-mail qualquer pessoa podia comunicar com qualquer outra pessoa... eu acho que bastava a Google Apple e Facebook quererem mas a Apple nem sequer quer que as pessas que não tem iPhone comuniquem com as que têm iPhone, começa logo aí o problema.

    ResponderEliminar
  4. Radical era a Google deixar de suportar os SMS/ MMS/ RCS a nível do sistema operativo com a desculpa da falta de privacidade, autenticidade e segurança dos mesmos.
    E criar suporte a algo (talvez o RCS) mas apenas uma versão que proporcione privacidade, autenticidade e segurança ponto-a-ponto de verdade, e que seja num formato tal que a pessoa possa utilizar o operador ou um terceiro qualquer para prestar tal serviço de tal forma que ninguém possa interferir e permita até mudança de operador ou de país no limite se a pessoa quiser... quase uma espécie de e-mail no sentido em que cada um escolhe o seu fornecedor e nome no mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Onde farei chamadas do Hangouts Dialer? Que confusão...

    ResponderEliminar

[pub]