2020/10/22

Notícias do dia

Anacom tem.REDE? mostra cobertura móvel em Portugal; Facebook Dating chega à Europa; Huawei apresenta nova série Mate 40; plataforma de vídeos Quibi encerra antes do 1º aniversário; iPhone 12 Pro Max com bateria mais pequena que 11 Pro Max; e opção de limpar cookies no Chrome mantinha dados da Google e YouTube.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo que te pode valer livros C# 7.0 da FCA; e está também a decorrer o passatempo 13º aniversário AadM com oferta de um Poco X3 NFC.

NOS e Vodafone vão partilhar antenas

A Vodafone e NOS anunciaram uma parceria que inclui a partilha das infraestruturas, resultando numa melhor cobertura para ambos os operadores.
  • Nas zonas de menor densidade populacional, tipicamente rurais e no interior do país, a NOS e a Vodafone farão uma utilização comum de infraestruturas de suporte às suas redes móveis (torres, mastros, etc.) e partilharão os seus equipamentos activos de rádio (antenas, amplificadores e demais equipamentos), sem que haja, porém, partilha de espectro. Deste modo, a NOS e a Vodafone prestarão os seus serviços com base nas tecnologias em utilização 2G, 3G e 4G de uma forma mais eficiente. A acomodação do 5G no presente acordo está dependente da decisão autónoma de cada operador de implementar ou não esta tecnologia.

  • Em complemento, nas zonas de maior densidade populacional, tipicamente maiores aglomerados urbanos, a NOS e a Vodafone irão explorar sinergias acrescidas na partilha de infraestrutura de suporte às redes móveis, alojando os seus equipamentos activos nessas infraestruturas.
Parcerias que há muito deveriam existir, para acabar com o "fenómeno" de se terem conglomerados de antenas de diferentes operadores em torres praticamente encostadas umas às outras.


Epic reduz 60GB no Fortnite

A Epic vai poupar os discos dos jogadores com uma actualização que irá reduzir significativamente o tamanho do Fortnite, reduzindo de mais de 90GB para menos de 30GB. Uma actualização que no entanto acaba por ter praticamente o tamanho final do jogo, pois ocupa 27GB. É caso para perguntar: mas afinal, porque é que o jogo necessitava de 90GB, se afinal fica demonstrado que bastam "apenas" 30GB?

Seria interessante se a Epic explicasse mais em detalhe o que permitiu esta poupança de espaço, mas mais importante será saber esta medida poderá incentivar outros estúdios a terem um pouco mais de atenção ao tamanho dos jogos que criam.


Chrome 86 corta no pedidos de notificações dos sites

O Chrome vai reduzir a chatice de lidar com sites que tentam insistentemente fazer com que os visistante activem as notificações, aplicando-lhes automaticamente o tratamento silencioso. Assim, em vez do habitual popup intrusivo a pedir que aceitem as notificações, o pedido será apenas exibido através de um sinal de alerta na barra de endereço (nos desktops), ou numa pequena indicação na parte inferior do ecrã (em mobile).

A Google irá alertar os sites que forem considerados abusivos neste aspecto, dando-lhes 30 dias para reverem os pedidos de notificações que fazem e solicitarem uma revisão da sua classificação. Mas por mim, nem seria preciso tal tratamento: era activar as notificações silenciosas para todos os sites, já que 99.999% dos pedidos são para recusar (e já agora, também se podia colocar os popups de aceitação dos cookies na mesma categoria, para que não chateassem os utilizadores).


Google prepara dispensa do "Ok Google" nos smart displays

A Google está a testar uma nova funcionalidade que permitirá aos utilizadores dispensar o "Ok Google" ou "Hey Google" para activar o Google Assistant nos smart displays. Com este sistema "Blue Steel", bastará ao utilizador aproximar-se do ecrã para que o Google Assistant fique apto a ouvir os comandos.

Uma funcionalidade interessante, mas que levanta as habituais preocupações sobre as possíveis escutas não intencionais, sempre que alguém passar perto do ecrã, ou este detectar erradamente que está alguém por perto.



Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)