2020/10/24

RIAA encerra 18 projectos de YouTube downloaders no GitHub

A RIAA quis relembrar ao mundo que ainda está viva, e fê-lo com o encerramento de 18 projectos no GitHub relacionados com a biblioteca youtube-dl que facilita o download de vídeos do YouTube.

Embora se tratassem de projectos open-source (e bastante populares), a RIAA argumentou que são projectos que têm como único objectivo contornar as protecções impostas pelo YouTube para fazer downloads ilegais de vídeos e músicas. Mais uma vez, a RIAA não olhou a meios para atingir os objectivos, tendo feito um pedido DMCA, que na prática se destina a remover conteúdos que violem direitos de autor, o que não é o caso - a não ser que se tratasse de código copiado de algum projecto comercial. Mas, já é habitual o DMCA ser abusado de inúmeras formas para acelerar a remoção expedita de conteúdos indesejados, como aqui volta a acontecer.


Mais uma vez, optam por perseguir ferramentas em vez do seu eventual uso abusivo, querendo fazer esquecer que haverá situações em que será perfeitamente legítimo fazer o download de uma música ou vídeo sob a cláusula "fair use". Nem que seja apenas para efeitos de preservação de material que possa querer ser apagado da história por regimes repressivos - e não será preciso relembrar o quanto o acto de mostrar imagens ao mundo pode representar, bastante recordar o massacre de Santa Cruz em Timor.

Obviamente que esta remoção dos projectos do GitHub em nada irá afectar que as ferramentas de downloads do YouTube continuem a existir, da mesma forma que nem todo o DRM já inventado até ao momento tem sido capaz de evitar a pirataria. Na fundo até funciona como maior incentivo para todos os que consideram isso como um desafio a superar, nem que seja com o único propósito de combater o DRM.

3 comentários:

  1. lool eu tenho os binarios do youtube-dl no meu pc windows, ninguem me impede de andar a distribuir, e alem disso varias distribuições linux não usem os repositorios github, anyways.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada como fazer upload para mega.co.nz, e até Google Drive em jeito de provocação :p

      Eliminar
    2. Calma jovens rebeldes, o projecto continua disponível em: https://youtube-dl.org ( ou: https://yt-dl.org )

      Eliminar