2020/10/08

Scania vai testar camião solar


A Scania vai testar um camião híbrido eléctrico com semi-reboque coberto de painéis solares.

A utilização de painéis solares nos veículos eléctricos há muito que tem sido um ponto de contestação, com muitos a idealizarem um futuro onde bastaria deixar o carro ao sol durante o dia para terem um veículo com "autonomia ilimitada" e que dispensasse a necessidade de carregamentos. No entanto, a área reduzida dos automóveis comuns faz com que essa perspectiva seja pouco eficiente face a soluções como um lugar de estacionamento com cobertura solar, mas no caso dos camiões a coisa poderá ser diferente.

A Scania - que pertence ao grupo VW - vai testar um camião híbrido com um semi-reboque coberto por painéis solares. Neste caso, esta opção permite a instalação de uma área de 140 m2 de painéis solares, que se estima que possam vir a gerar 14000 KWhao longo de um ano, potencialmente permitindo poupar até 20% de combustível em países com maior exposição solar, como Portugal e Espanha.

Para além das poupanças directas no combustível, outro dos elementos que irá ser estudado será a sua viabilidade para os semi-reboques funcionarem como parques solares quando estão parados, já que cada um dos seus lados terá uma área equivalente à que seria necessária para uma instalação de 6 kW numa casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)