2020/10/08

Notícias do dia

Google com alertas de segurança mais visíveis e Assistant com modo "convidado"; Hummer eléctrico vai estrear interface feito em Unreal Engine; Chrome 86 chega com segurança reforçada e poupança do CPU; YouTube limita funcionalidades experimentais a clientes pagantes; Sony mostra a PS5 por dentro; e investigadores apanham spyware que infecta UEFI e resiste à reinstalação do sistema operativo.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um gravador DVD externo USB.

Web Summit não resiste ao Covid-19 e também passa a digital



Depois de algumas indecisões quanto ao formato que o Web Summit deste ano deveria adoptar, que ainda contemplava a hipótese de contar com participações presenciais parciais, ficou decidido que o evento adoptará um formato puramente virtual, à semelhança de tantos outros eventos.

Embora se perca a importante componente de interacção física directa, era muito pouco provável que se pudesse avançar com um evento presencial nesta fase. Não só continuam a ser desaconselhados todos os grandes agrupamentos de pessoas, mas seria também de esperar que muitos dos potenciais visitantes estrangeiros se recusassem a deslocar até Lisboa, temendo que pudessem ficar retidos devidos a períodos de quarentena que pudessem ser implementados a qualquer momento.

Os lisboetas poderão apreciar a ausência da confusão habitual nos dias do evento, mas obviamente que os sectores da hotelaria, restauração e transportes não irão ficar contentes com esta decisão.


Google Stadia já faz streaming nas redes móveis - mas só a 720p


O serviço de streaming de jogos Stadia da Google deixa de estar dependente de uma ligação WiFi e passa a poder ser utilizado também nas redes móveis 4G e 5G, ficando no entanto limitado a uma resolução de 720p.

Uma limitação compreensível, já que o streaming em resolução 1080p poderá atingir os 12.6GB por hora; e mesmo reduzindo-se significativamente na resolução de 720p, para os 2.7GB por hora, é um valor que superará muitos dos tarifários praticados no nosso país. Resta esperar que com o muito apregoado 5G, os operadores possam finalmente avançar para os planos ilimitados a preços acessíveis, e fazer esquecer os limites de dados.


Musk promete fase beta alargada do Starlink para breve


Com o lançamento de mais um lote de 60 satélites, a constelação Starlink passa agora a contar com mais de 700 satélites, suficientes para que a SpaceX possa expandir o programa de acesso em fase beta - por agora para a parte norte dos EUA e sul do Canadá, com outros países a ficarem sujeitos às necessárias aprovações regulamentais.



No entanto isso só acontecerá quando este último lote de satélites atingir as órbitas desejadas, algo que poderá demorar vários meses.


Ataques de ransomware aumentaram 50% nos últimos 3 meses



Segundo dados da Check Point Research, o número de ataques de ransomware aumentou 50% nos últimos três meses, confirmando a preocupante tendência crescente deste que será o mais temido tipo de ataque da actualidade. O facto dos atacantes optarem quase sempre por fixar um preço "tentador" mediante as capacidades da vítima face ao custo que teriam para repor o sistema, faz com que muitas optem por pagar o resgate, contribuindo para estes ataques se perpetuem.

Em Portugal, a média de ataques aproximou-se da média global ao longo dos últimos seis meses, mas mais recentemente registou-se uma ligeira queda de 2.5%. Uma queda que infelizmente não é significativa e não evita que se devam tomar todas as precauções contra esta ameaça.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]