2020/10/29

Tesla cobra €520 por rádio FM nos Model S e Model X

Não é só o Autopilot que começa a ter um preço cada vez mais exorbitante na Tesla, também a opção para ouvir rádio FM custa mais de 500 euros nos Model S e Model X.

Quem quiser actualizar o sistema de infotainment dos Model S e Model X mais antigos, para ter acesso a funcionalidades que agora se associam a todos os Tesla - como o Sentry Mode, acesso a serviços de streaming como a Netflix e YouTube, e até jogos - tem que proceder à actualização do MC1 para o MC2, numa operação que custa 2590 euros. Uma opção custosa mas bastante positiva, que contraste com a falta de actualizações de hardware nos restantes fabricantes. No entanto, esta actualização faz também que os utilizadores dos Model S e Model X deixem de ter acesso ao rádio FM analógico.

Não tão positivo é que para quem quiser manter o acesso ao rádio FM, terá que pagar mais 520 euros!

Algum conteúdo é removido com a atualização do sistema de informação e entretenimento?
Sim. Deixará de ter acesso a rádio AM, FM ou DAB. Continuará a ter acesso à transmissão de rádio e música via Internet, incluindo transmissão em Bluetooth®. AM, FM ou DAB+ estarão disponíveis com retromontagem de sintonização por 520 € mais tarde este ano.

A Tesla diz que a maioria dos condutores não irá utilizar o rádio FM, e que por isso achou que não se justificava incluir o rádio FM no upgrade para o MC2, para não aumentar o preço para todos. Por outro lado, isso agora faz com que pessoas com carros que custaram cerca de 100 mil euros, ou mais, para além dos 2590 euros para ficarem o o sistema de infotainment actualizado, terão que pagar 520 euros adicionais só para poderem ouvir rádio FM.

Já estamos habituados a ver as marcas automóveis cobrarem exorbitâncias por pequenos extras supérfluos (vejam quanto a Porsche cobra para se ter uma capa em pele para os manuais do automóvel)... Mas cobrar 520 euros para se manter o acesso ao rádio FM que foi removido ao se pagar mais de 2500 euros por uma actualização para tornar o carro mais moderno, não será um exagero?

7 comentários:

  1. Isso não parece exagero, parece ilegal.

    Mas vindo de uma marca que anda à anos a prometer e recebe dinheiro por algo que nem perto está de concretizar (autopilot) não admira

    ResponderEliminar
  2. Pior ainda: paga-se, tiram o que já tínhamos. E temos que pagar de novo, para voltar a ter o quê nos tiraram!

    ResponderEliminar
  3. Cheira a ilegalidade, é até um maluco os meter em tribunal por isso.

    ResponderEliminar
  4. Ilegalidade!!! se não pretenderem atualizar o carro fica igual e não tem que pagar nada (como em todas as outras marcas de carros). Se o dono pretender atualizar o carro para o novo hardware o preço é: 2590 com rádio pela net ou 3090 com rádio normal e pela net. Não entendo onde está a ilegalidade!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende... Será que se tiveres um problema só te metem o novo? Ou têm o velho para meter?

      Eliminar
  5. Felizmente que só a Tesla oferece upgrades físicos para os seus carros. Se isso se generalizasse nas outras marcas era uma carga de trabalhos...

    ResponderEliminar