2020/11/06

Análise aos auriculares Huawei Freebuds Pro

Depois dos FreeBuds 3 e 3i, vamos ver que tal se comportam os FreeBuds Pro da Huawei, com cancelamento activo de ruído.


A Huawei, mais conhecida pela infraestrutura de rede e pelos seus smartphones, é uma marca que há muito tem vindo a diversificar o seu negócio, estando presente em muitas outras áreas, como é o caso do áudio. Só recentemente começamos a ter os seus auriculares no nosso mercado, como foi o caso dos Freebuds 3 e mais recentemente os 3i, com a marca a emendar a mão em termos de design e conforto em utilização.

Os Freebuds Pro acabam por ser a evolução natural da linha de auriculares da Huawei, com este novo modelo a concentrar a evolução do design, com a qualidade de áudio e cancelamento de ruído já anteriormente apresentados, acabando assim por ser um produto extremamente bem conseguido a todos os níveis.

Unboxing


Dentro da caixa de papel prensado, em primeiro plano, a caixa de transporte.


Num segundo plano, os acessórios.



A Huawei faz acompanhar o produto de um cabo para carregamento, três pares de borrachas para os auriculares, ao que se junta a documentação de referência.


Em utilização



A caixa de transporte apresenta uma porta USB-C para carregamento da bateria interna de 580 mAh. Quem tenha um carregador sem fios, pode utilizá-lo para o mesmo efeito, dispensado a utilização de cabos. A caixa demora 2 horas a carregar num carregador sem fios (2W max), podendo este tempo ser reduzido para 1 hora com a utilização de um cabo (6W max). Cada auricular tem uma bateria de 55 mAh, levando cerca de 40 minutos para completar uma carga a 100%.



Quem tiver um smartphone Huawei a correr EMUI 10 (ou mais recente) vai ter a vida facilitada, com o equipamento a detectar os Freebuds Pro automaticamente, ficando assim o emparelhamento simplificado. Para as restantes marcas, a caixa de transporte tem um botão para iniciar o processo de emparelhamento, ficando os auriculares detectáveis para esse fim.



Um dos problemas que recorrentemente apontamos nas análises a este tipo de produtos, prende-se com a posição de instalação dos auriculares na caixa. Por norma, depois de os remover das orelhas, o utilizador vê-se obrigado a rodar os auriculares para ficarem devidamente alinhados, algo que não acontece com estes FreeBuds Pro, sendo o movimento directo para a caixa. Já o retirar da caixa não é tão pratico, sobretudo se tiverem alguma gordura (natural...) nos dedos, o que leva a que os auriculares escorreguem quando se pressiona a haste e o "copo" em simultâneo.


Em termos de som, tendo em conta qualidade apresentada com os FreeBuds, a Huawei tinha como obrigação melhorar o desempenho destes FreeBuds Pro. Algo que efectivamente conseguiu, sendo que estes auriculares disponibilizam um nível de musicalidade muito agradável em todos os tons. Para este resultado, muito contribui o formato dos auriculares, com a Huawei a abandonar o "copo" com formato sólido, optando por um formato mais tradicional, com as borrachas a mostrarem-se muito mais confortáveis ao mesmo tempo que permitem um isolamento sonoro muito superior.

O cancelamento de ruído apresenta igualmente fortes melhorias face ao disponibilizado pelos FreeBuds normais, algo que de resto já era de esperar, pois a Huawei há algum tempo que tem vindo a trabalhar nesta área. O modo ultra é o mais agressivo em termos de cancelamento de ruído, conseguindo atingir um nível de desempenho muito interessante, aproximando-se do disponibilizado pelos auriculares over-ear, e isto sem prejudicar decisivamente a qualidade de som.

Os Freebuds Pro podem ser utilizados sem a instalação da aplicação AI Life da Huawei, mas para poder usufruir de todas as funcionalidades o consumidor terá de instalar esta app, que está disponível no Google Play e na AppGallery, a loja de aplicações da marca. Quem tiver um iPhone fica de fora, tendo que optar por outras opções.



Esta App AI Life é cada vez mais o centro de controlo dos acessórios que complementam os smartphones e tablets da marca, permitindo ao utilizador configurar os equipamentos da forma que considerar mais útil. É através da aplicação que pode ser activado o cancelamento de ruído, sendo igualmente possível definir qual o modo de cancelamento a ser utilizado: Aconchegante, Geral, Ultra e Dinâmico, com este último a possibilitar um ajuste automático do nível de cancelamento de ruído, em função do som ambiente.



É igualmente através da aplicação que o utilizador pode ficar a conhecer os tipos de gesto que os FreeBuds Pro irão reconhecer, estando disponíveis 3 tipos de movimento: tocar, tocar e manter a pressão e deslizar. O toque está divido em três opções, toque simples, duplo e triplo. Ao manter a pressão, estão duas opções disponíveis, controlo de ruído e activação do assistente de voz, podendo o utilizador definir em qual auricular é que cada uma destas opções irá ser activada. O deslizar permite ajustar o nível de volume, aumentando ou diminuindo o mesmo, com um gesto de baixo para cima e cima para baixo, respectivamente. Embora o leque de opções disponível seja bastante alargado, peca pelo facto de o utilizador não poder definir qual a acção a executar em cada gesto, tendo que seguir as opções definidas pela marca.

A aplicação disponibiliza ainda outras opções:
  • Detecção de utilização: Colocar a reprodução de conteúdos em pausa quando se remove um dos auriculares da orelha, retomando-a quando o auricular voltar a ser colocado na sua posição de utilização;
  • Teste de ajuste das borrachas: identificar qual o par de borrachas que melhor se adapta à cavidade auricular;
  • Actualizações: instalação de updates de firmware;
  • Ajuda.

O teste para encontrar as borrachas que melhor conseguem isolar o som, apresenta uma particularidade curiosa, pois para funcionar correctamente terá de ser efetuado num local com ruído, caso contrário (como me aconteceu em casa) o resultado será igual para os três pares de borrachas, dando origem a uma indefinição na escolha do par de borrachas ideal.

Apreciação final



Depois de um tiro ao lado no design dos FreeBuds 3 e de um regresso às tradicionais borrachas nos FreeBuds Lite, estes FreeBuds Pro não têm um "Pro" só de nome, conseguindo superar largamente o desempenho do primeiro modelo, tanto em termos de qualidade de som, como no cancelamento de ruído activo.

O regresso às borrachas foi sem qualquer dúvida uma decisão acertada, com o design a passar (e bem...) para segundo plano. O conforto em utilização aumentou, sobretudo durante os longo períodos de utilização, não havendo lugar a desconforto na cavidade auricular. A qualidade de som e sobretudo o cancelamento de ruído activo saíram igualmente a ganhar, com a eficiência deste último a subir vários degraus, mostrando-se agora bem mais útil.

Com um preço a começar nos 189,90€ (159.99€ na Amazon Espanha), estes não são uns auriculares propriamente baratos, havendo no mercado inúmeras soluções (inclusive da própria marca) mais em conta. Os FreeBuds Pro apresentam contudo fortes argumentos para sustentar este incremento de preço, sendo por isso merecedores de um sempre desejado "Escaldante".



Huawei Freebuds Pro
Escaldante


Prós
  • Qualidade de som
  • Melhorias significativas no cancelamento de ruído

Contras
  • Dificuldade para retirá-los da caixa


Huawei Freebuds Pro

Escaldante (5/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)