2020/11/06

Notícias do dia

Apple quer etiqueta de privacidade para as apps a partir de Dezemnbro; Xiaomi prepara objectiva telescópica para smartphones; iPhone 12 supera Galaxy Note 20 Ultra em teste de abrir apps; Xiaomi lança Mi Box 4S Pro com vídeo 8K; temos a nossa análise aos earphones Huawei Freebuds Pro; e investigadores descobrem o que se escreve através dos movimentos em video-conferências.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo que te pode valer selfie stick BlitzWolf BW-BS10; e sendo início do mês, é a altura certa para aderires ao nosso Clube AadM+ que dá acesso a passatempos exclusivos todos os meses.

Apple lança iOS 14.2

Depois da versão beta pública, chega finalmente o iOS 14.2 e iPadOS 14.2 em versão final para todos. Para além da habitual dose de correcção de bugs, temos novos emoji, novos wallpapers, menu AirPlay renovado, possibilidade de adicionar um atalho para o reconhecimento de música via Shazam no control center.

Esta versão também trás a funcionalidade de intercomunicador que se poderá usar em conjunto com os HomePod e novo HomePod mini, carregamento mais inteligente dos AirPods para prolongar o longevidade da bateria (não a mantendo a 100% durante a noite toda, mas só carregando até ao máximo quando se estiver prestes a tirá-los do carregador - como já é feito com os iPhones). E no Apple Watch, temos o watchOS 7.1, que também ganha a funcionalidade de intercomunicador e expande o uso do ECG a novos países (Rússia e Coreia do Sul).


iPhone 13 Pro terá objectiva ultrawide melhorada

O iPhone 12 acaba de ser lançado, mas Ming-Chi Kuo já está de olho na próxima geração de iPhones, e revela que para os iPhone 13 a Apple estará a preparar nova melhoria nas câmaras, com a câmara ultrawide a passar da actual objectiva f/2.4 5P para uma f/1.8 6P. Uma alteração que permitirá captar imagens com maior qualidade, especialmente em ambientes de baixa luminosidade.

A previsão não será propriamente surpresa, sabendo-se que cada nova geração de iPhones vem com câmaras melhoradas (lembram-se do tempo em que o upgrade foi de uma objectiva fixa para uma com auto-foco?) Esperemos é que essas melhorias sejam também acompanhadas do ecrã a 120Hz que ficou ausente este ano, e o regresso do Touch ID, quer seja directamente no ecrã ou através do botão de power como já fizeram no iPad. A utilização de máscaras elimina por completo a aposta exclusiva no Face ID.


PS5 sem SSDs de expansão no lançamento

Depois de se ter abordado o pouco espaço disponível na Xbox Series S que pode obrigar a investir num SSD proprietário de expansão que custa quase tanto como a própria consola, chega a notícia que no caso da PS5 a possibilidade de expansão usando um SSD M.2 standard não será possível por agora.

A Sony optou (e bem) por usar um SSD standard para expansão, o que dará múltiplas opções de escolha aos consumidores. No entanto, será necessário que o SSD PCIe 4.0 garanta um nível de desempenho mínimo de 5.5GB/s de transferência, para ser capaz de estar ao nível do que a PS5 espera - e por agora a Sony ainda nem sequer deu início a um programa de validação / certificação para indicar quais serão apropriados. Portanto, pelo menos numa fase inicial, há que gerir bem os 667GB livres que o SSD de 825GB da PS5 disponibiliza - e podendo manter-se os jogos PS4 num disco ou SSD externo, se tal for necessário (o compacto SSD Samsung T7 de 1TB está disponível por €177 e oferece mais de 1 GB/s via USB 3.1).


Mi Store vai abrir loja no Gaia Shopping

Uma semana após anunciar a chegada oficial da marca ao distrito de Faro – no Mar Shopping Algarve – a Xiaomi anuncia a abertura de mais uma loja física. Desta vez são os habitantes de Gaia a ficarem com acesso facilitado aos produtos Xiaomi, através de uma loja com 110m2 no Gaia Shopping, a oitava Mi Store em território ncional, onde poderão comprar e ver uma vasta selecção de produtos da marca.

A inauguração está agendada para o início de Dezembro, e embora a época não seja propícia para os ajuntamentos, a Xiaomi relembra que Mi Stores seguem todas com as diretrizes e medidas de segurança estabelecidas pela Direção Geral da Saúde, entre as quais limite de clientes consoante a dimensão do espaço, desinfetante à entrada, colaboradores com máscara e viseira, e higienização regular do espaço. E claro, também está disponível a loja online.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)