2020/11/20

Intel lança NUC portátil

Depois do formato mini-PC, a Intel lança um NUC em formato portátil - mas que não irá vender directamente.

A Intel quis demonstrar que os PCs não têm que ser caixotes volumosos com os pequenos NUCs (Next Unit of Computing), mas agora avança com uma proposta potencialmente ainda mais curiosa: um NUC em formato de portátil. O NUC M15 Laptop Kit vem equipado com um CPU Tiger Lake (Intel Core 11th Gen) com gráficos Xe, Thunderbolt 4, e tudo o mais que se pode esperar de um portátil moderno. Infelizmente, e como a referência a "kit" no nome poderá indicar, destina-se a servir apenas como modelo de referência para que fabricantes e parceiros lancem os seus próprios modelos com as alterações que acharem necessárias.


Quer isto dizer que não iremos encontrar estes portáteis NUC da Intel à venda directamente, mas apenas na forma de modelos de outras marcas, como será o caso do Schenker Vision 15 europeu, que terá ecrã de 15.6", CPU Core i7-1165G7, 16GB LPDDR4X-4267, e SSD Samsung 970 EVO Plus de 250GB (com opções para SSDs PCIe 4.0 Samsung 980 Pro), e que irá ter preço a começar nos 1499 euros.

Resta saber se haverá muitos fabricantes dispostos a aderir a este programa da Intel, numa altura em que potencialmente se poderá começar a assistir a uma transição para os chips ARM potenciada pelos MacBooks com chip M1 da Apple, e que parecem providenciar uma eficiência inatingível para os chips Intel.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)