2020/11/19

iPhones 12 com problemas no ecrã a baixa luminosidade

O ecrã do iPhone 12 Pro Max pode ter batido recordes, mas há um bug a afectar os ecrãs de toda a família iPhone 12 com alteração da tonalidade em níveis de luminosidade reduzidos.

Alguns utilizadores com iPhones 12 - abrangendo todos os modelos, iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max - estão a queixar-de alterações anormais na tonalidade do ecrã quando se reduz o brilho para valores abaixo dos 90%. Em vez de manter as tonalidades correctas, o ecrã passa a exibir tonalidades cinzentas ou esverdeadas.

Este não é propriamente um problema desconhecido, tendo já se passado por um caso idêntico com alguns iPhone 11 / 11 Pro / 11 Pro Max, que a Apple acabou por conseguir corrigir através de uma actualização no iOS 13.6.1. Algo que também deverá voltar a acontecer neste novo caso, com as informações da Apple para os reparadores a ser a de que não devem fazer qualquer substituição dos iPhones, e pedindo apenas aos utilizadores para manterem os iPhones actualizados.

Gerir a luminosidade num ecrã OLED obriga a sistemas de regulação mais complexos, já que os subpixeis RGB vão reagindo de forma diferente à redução da intensidade, fazendo com que seja necessário aplicar diferentes "correcções de cor" para cada nível de luminosidade, particularmente nos níveis de luminosidade mais reduzidos. É algo que a Apple deverá conseguir corrigir com uma actualização, tal como já fez com os iPhone 11.

1 comentário:

  1. o iphone xr também tem o mesmo problema de luminosidade....

    ResponderEliminar