2020/11/24

MacBook com M1: 8GB vs 16GB de RAM

Depois dos benchmarks contra os modelos Intel, chega um comparativo do MacBook com M1 da Apple que coloca frente a frente os modelos com 8GB e 16GB de RAM.

Com a situação arrumada que os novos MacBooks com M1 são mais rápidos que os modelos com CPU Intel (e mais silenciosos, frescos e com o dobro da autonomia), chega a questão sobre se se justificará optar pelo modelo de 16GB face ao modelo de 8GB, já que essa é uma opção que custa 230 euros.

O M1 vem com a memória integrada no próprio chip e não pode levar expansão de memória via módulo SODIMM como é habitual nos portáteis. Por outro lado, como é um produto novo, ainda não se sabe muito bem como é que o M1 se comportará com 8GB face aos 16GB; e agora começamos a descobrir. Na maioria dos casos o MacBook com M1 de 8GB fica bastante próximo do desempenho do modelo de 16GB, mas há algumas excepções em casos mais específicos.

Na exportação de um vídeo 8K para 4K, o MacBook Pro M1 com 8GB demorou 13.57 segundos, enquanto que o modelo com 16GB o fez em apenas 5.59 segundos - que, para referência, está ao nível do tempo obtido por um MacBook Pro com Core i9 e 32GB de RAM (5.3 segundos).


Portanto, há que pensar bem se a despesa extra para passar para os 16GB se justifica, especialmente quando num portátil normal se pode comprar 32GB de RAM por menos de 90 euros.


Actualização: Novo vídeo, com teste que puxa mais pela memória.

1 comentário:

  1. O único problema que aqui vejo é o facto de ele testar os 8GB, sem multitasking, ou seja sem ter obrigatoriamente vários programas carregados em memoria. No meu caso por exemplo, não é difícil eu ter 11 ou 12GB com uma ou duas VM, dockers, browser, e mais uns quantos programas em backgroupd. Porque ter tudo em swap excepto o que está em foreground, digamos que não é um teste muito próximo da realidade.

    Seja como for, conseguir esses desempenho com 8GB de ram significa que o número de IOPS é absurdo. Mesmo assim, compraria sempre a versão de 16GB.

    ResponderEliminar